23.12.09

Feliz Natal!

da Rita.
da Joana.

Isto vamos para velhas

e recebemos cada vez menos prendas. O Natal é das crianças pois. Mas eu gosto de receber presentes. : )

Este ano, a Joana na primária já não faz aqueles miminhos que nós tanto gostamos de receber no Natal, quando ainda andam na infantil. Têm expressão plástica para quê, se não é para nos fazerem prendas no Natal, dia da mãe e do pai? Humpf.

Mas a Ritinha ainda é pequenina e ainda tem festa de Natal em que cantam músicas lindas aos pais, mesmo que quase não se ouçam com tanta vergonha. A Rita esteve ali à beirinha de um ataque de choro, tal era a vergonha de ter tantos adultos a olhar para eles. Depois o colega do lado chorou porque como bom sportinguista ferrenho não queria um barrete vermelho na cabeça, o da frente queria a mãe e ela esteve ali com a beiça a tremer, e eu cá à frente a fazer-lhe caretas malucas, com os olhos tortos e língua de fora e ela lá se aguentou a cantar, musiquinhas de Natal, vestidinha de vermelho. Em casa depois fez um show privado, já muito mais vivaça.

E no fim da festa, uma prenda. Yes! Uma bota com estrelinhas e decorações feitas com carimbos de batata. Tão gira.

E pronto, amanhã é Natal e eu cá espero que me passem as dores desgraçadas que tenho num dente ou passo as festas drunfada com clonix e afastada de tudo o que é comida porque mal consigo mastigar o que não é mau de todo visto de uma certa perspectiva.

A seguir rumamos aos Açores onde esperemos que o mau tempo dê à sola. Por isso notícias agora, só mesmo em Janeiro. Feliz Natal e um ano novo fantástico para todos.

18.12.09

Desde que aprendeu a escrever

que me deixa papelinhos na almofada de vez em quando. Umas vezes estica-se e debita frases atrás de frases. E ainda sem o alfabeto todo aprendido, já dá para escrever uma data de coisas. Outras vezes são verdadeiras cartinhas de amor à sua mãe em que me chama de maluca.

Os testes correram muito bem e as notas foram todas Muito Bons, tirando a matemática que teve um pontinho no "muito bom" porque errou uma conta. 2-2=2. Apeteceu-lhe pronto. Estou curiosa com a avaliação do período para saber afinal como estamos de comportamento e coisas do género, porque o que ela me conta leva-me a crer que é uma anja que temos aqui em casa. Só falta a auréola tal é o comportamento exemplar que tem na sala. Isto é o que ela me conta. Depois a professora de fugida lá me vai dizendo "muito distraída", "muito apressada" e remata com o "muito trapalhona". E essa Joana eu já reconheço.

Mas agora está de folga, como ela diz.


E como trouxe tudo para casa, porque vai de férias, lá vi que precisava mesmo de um lápis de substituição.

Postais e Etiquetas de Natal

Postais impressos em papel fotográfico brilhante. Medida 10,5 cm x 14,5 cm. Inclui envelope colorido ou branco.
Preço: 2 euros/unidade. Encomenda mínima: 4 postais.


Etiquetas para presentes impressas em papel fotográfico brilhante. Medida 5 cm x 7,5 cm.
Preço: Packs de 10 etiquetas 10 euros.

14.12.09

Era para ser um presente

mas não resisto. Fica para mim. : )

É uma capa para livros e é linda e perfeitíssima. Já aqui disse que deliro com pintinhas? Em tudo. E adoro o embrulho com o naperon de bolos. Veio
daqui.

9.12.09

Hoje a Joana

ia ter o seu primeiro teste. E eu estou em pulgas para saber como correu. Aliás parvoíce das parvoíces: sonhei que era eu que lá estava na sala a fazer o teste e como sempre em sonhos parvos destes, sonhei que não conseguia fazer, que o lápis não tinha bico, que o tempo acabava e eu não tinha feito nada, e que não tinha levado os lápis de cor para pintar os desenhos. Palavra de honra que não estava nervosa por ela, estou entusiasmada. Não percebo este meu subconsciente.

Ela ia na maior, nada de nervos, descontraída como se fosse para um dia igual aos outros.

E tu vê lá, não faças tudo à pressa, faz as coisas com calminha, volta atrás para reveres.

Oh mãe mas nós temos tempo! Não posso voltar atrás. Tenho que me despachar.

Depressa mas bem, que tu és uma alvoriada e depois esqueces-te dos pontos finais e das letras maiúsculas nas Lilis, Mimis e Tós.
E não copies do Filipe.

Eu sei mãe, não posso olhar para os lados senão tiram-me o teste e dão-me zero.


Medo. O meu bebé já faz testes. E já sabe que não pode copiar.

8.12.09

Hoje foi dia de reclamações.

A primeira foi direitinha ao Teatro Tivoli, onde fomos ver uma peça infantil que por acaso aconselho bastante (O Mundo dos Sonhos). A peça deveria ter começado às 16h mas perto dessa hora eram mais as pessoas que estavam lá fora na conversa do que as sentadas cá dentro. A peça só começou meia-hora depois. Fico furiosa com este tipo de atrasos e com o facto dos espectadores pontuais terem que esperar meia hora para que os descontraídos decidam terminar as suas conversas de carácácá e fazerem-nos o favor de entrar.

Ainda mais numa peça para crianças. Se para nós já é uma saturação olhar para o pano corrido, para as crianças então só lhes resta perguntar de minuto em minuto "quando é que começa??". A Joana chegou mesmo a dizer que não valia a pena chegar a horas. Compreendo que tenha que haver alguns minutos de tolerância, mas 30 minutos é um excesso. E depois enerva-me profundamente ver pessoas a chegarem às 16h20 na "descontra" como se ainda faltasse meia hora para o começo do espectáculo. Apetece-me pôr subtilmente a perninha de fora e passar-lhes uma rasteira.


A outra reclamação foi para os cinemas Alvaláxia. Fui com as meninas ver a Sininho que é um filme para M/4. Quando não foi o meu espanto que um dos trailers tenha sido o do filme "Uma Aventura na Casa Assombrada" que é um filme para M/12. Desde almas penadas, fantasmas, esqueletos, fora a violência. Não acho normal que ninguém tenha massa cinzenta para perceber que isto não são imagens para crianças tão pequenas verem. Já nem falando no anúncio do ZonCard com imagens vampirescas e violentas do filme Lua Nova. A Joana teve o tempo todo de cara tapada. E a Rita de olhos esbugalhados. Fiquei danada. Achei completamente desajustado.

E por isso hoje, para exorcizar estas minhas danações, lá foram uns quantos mailinhos simpáticos. Não é que sirva para alguma coisa, mas pelo menos despejo o saco.

7.12.09

Room Makeover.

Só tenho pena de não ter fotos do "antes". Há quase dez anos que tinha no meu quarto este quadro e como tal, toda a decoração rondava o vermelho e amarelo. Eu que já sofro naturalmente de insónias, entrava no quarto e trás! levava com aquele folclore todo de cores quentes que me despertava os sentidos durante dias. Enjoadíssimos de tanto vermelho e amarelo queríamos tornar o quarto mais suave, mais calmante.

O quadro foi despachado para o hall. Comprámo-lo nas ilhas Phi-phis na Tailândia durante a nossa lua-de-mel. É uma imitação pintada mesmo numa tela com 1,20m x 90 cm. E transporta-me para paragens quentinhas. Mas já teve o seu tempo. Substituimo-lo por três molduras com fotos a preto e branco das meninas no Brasil. Os cortinados vermelhos arghhhh! foram sustitiuidos por uns lilazes, os candeeiros rústicos todos desengonçados foram para a arrecadação para o corredor da morte e tudo o que era molduras de madeira natural foram banidas. E para dar alguma cor, pusémos um autocolante lindo que nos deu uma dor de cabeça para ficar todo direitinho.

Agora sim, posso dormir em paz.

1.12.09

Este ano

a nossa árvore tem novos anjinhos feitos por elas durante os dias em que estivemos enclausuradas em casa por causa da gripe.

O presépio continua o mesmo, o dos Pinipons, mas este ano foi difícil encontrar o menino Jesus que andava misturado com outros bebés pinipons nas caixas desarrumadas nos quartos delas.

O calendário de advento este ano foi completado com gomas e chocolates que é verdadeiramente o que elas gostam. No ano passado ainda inventei e enchi-o de autocolantezinhos e bloquinhos e coisas pequeninas giras, mas os olhinhos delas vibravam mesmo quando lhes calhavam guloseimas por isso este ano deixei-me de coisas. Em Janeiro vão ao dentista e logo ajusto contas com as cáries.

Como é que de repente já estamos no Natal é que eu gostava de saber... Ainda agora estávamos a queixar-nos dos dias de Verão tardios em Outubro e de repente já estamos a comer guloseimas dos calendários do Advento. Mas adoro o Natal e é bom saber que logo a seguir os dias começam a ficar ligeiramente mais compridos e que é um tirinho até ao Verão novamente.