22.2.07

Quando sei de algum casal

que acabou de ter o primeiro filho, não consigo resistir a um sorriso malicioso por dentro que diz "nem sabem no que se meteram". Não é o facto de ter filhos, porque isso é maravilhoso claro. Mas os primeiros meses de um bebé são para esquecer. Claro que é muito bom olhar para um bebé ternurento, que faz uns barulhinhos amorosos, que cheira muito bem e que é todo nosso.

Mas na 1ª noite é logo um susto. Ou o bebé está todo trocado com os horários e não acorda de noite e passamos a noite a acordar de hora em hora a ver se ele respira ou a ver as horas a passarem e ele sem comer, e bom, antes que ele entre em hipoglicémia toca de levantar o bebé e pô-lo a comer.

Depois são os barulhinhos, os tais que são amorosos de dia mas que de noite não me deixam dormir. Parecem assim uns ronquinhos pequeninos, sem fim e eu que já não sou boa para dormir, pimba lá tinha que dormir com tampões e mesmo assim...

E nunca mas nunca adormeci a dar de mamar. Todas as mães dizem que adormecem, eu por mais zombie que estivesse, nunca adormeci. Depois é a parte do arroto, que às vezes demora eternidades, e a meio da noite, ainda parece mais tempo e toca a pôr a criança no berço que entretanto adormeceu a mamar, mas que espevitou com as voltas para o arroto. E quer brincadeira. Vai para o berço, abre a goela, vem para o colo, adormece. Outra vez para o berço, grita, como se a cama tivesse picos.

E depois são as cólicas que até podem ser mito urbano e razão para todos os males, mas o que é facto é que elas dão cabo dos bebés e dos pais. A Rita foi muito pior neste aspecto, tinha um ritual de adormecer lindamente sozinha na cama às 21h30 e meia hora depois, certinha, parecia um relógio, acordava e ficava a chorar até à 00h. Foi assim até aí aos 5 meses. Era de ir às lágrimas. Porque era suposto ser o bocadinho do dia em que descansávamos, e podíamos conversar um bocadinho, e ver televisão. Mas não, acabávamos de deitar a Joana às 22h e a Rita acordava. Até hoje é um mistério, este acordar cronometrado, e choro descontrolado. Talvez fossem as cólicas... Lembro-me de várias vezes, eu e o Nuno estarmos à janela a conversar um bocadinho, a relaxar, e o intercomunicador a dar sinal e dávamos por nós a pôr a cabeça mesmo fora da janela, inconscientemente, para podermos, não sei, talvez afastarmo-nos de tudo o que se passava dentro de casa.

Mas isto nem era muito mau comparado com várias noites em que simplesmente a Rita decidia não dormir e ficar acordada até às 7h da manhã. Não percebíamos como é que um bebé com 15 dias conseguia ficar 10 horas seguidas acordada. E isto vários dias, uns atrás dos outros. E nós no quarto com ela, completamente à nora já sem saber o que fazer. Um embalava, o outro embalava, depois não embalávamos, deixávamos chorar, depois um bocadinho de música, depois um abanico no berço, depois apagávamos a luzinha que tínhamos acesa, fraquinha, no chão, depois acendíamos, nada resultava. As horas passavam e de repente era de manhã e ela ainda não tinha dormido. E nós também não.

O pior é que depois não se consegue descansar de dia, porque se tem outra menina, já crescida que quer muita atenção e brincar muito e andamos por aí meios zombies a pensar que não queremos ter mais filhos nunca.
Eu dizia ao Nuno, vamos lá filmar isto, para não nos esquecermos, porque acabamos por esquecer, ou assim de longe até tem graça, mas na altura era um desespero total. E eu não queria passar por isso outra vez. Mas tudo passa e acabamos por esquecer. E para trás ficam só as recordações boas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Inês, esboço um sorriso tal como tu qd sei de casais amigos que vão ter filhos. Tenho uma amiga que está grávida neste momento, ele o pai, diz que será produção contínua que depois quer logo a menina...Eu sorrio e digo para mim mesma " Será que ele vai pensar o mesmo quando o puto tiver cá fora?"

O H. sempre foi um bebé mto chorão, birrento e quase n dormia.Lembro-me que com 1 mês e meio de vida, tinha de levá-lo para a rua no carrinho para ele dormir...Ele adormecia ao fim de 500 voltas ao quarteirão, mas chegava a casa e não podia tirá-lo do "ovo" porque senão acordava logo. Ainda hoje é assim :D Nunca dormiu na escola e à noite evito ir lá ao quarto, porque só de me ouvir os passos acorda!
Gostava muito de ter outro filho, mas cada vez que me lembro da fase de recém nascido e pensar que pode vir outro igual ou pior, perco logo a vontade :D.
Gosto dos teus desabafos, gosto da realidade dos teus textos. Faz-me confusão aqueles relatos de só rosas, rosas, rosas :D.

E digo, um filho pode afastar um casal!
Beijinhos

Anónimo disse...

Por isso é que continuo a dizer...
"BOM BOM é ser TIO"

miquinhas e cia disse...

Ler o teu post foi como rever um episódio da minha vida de há sete anos atrás. A R. até um mês e meio só dormia das 6 às 7 da manhã, o resto do tempo era só berrar.
O Pini é que tem razão. Bom bom é ser tia.
Beijinhos

eu disse...

Inês, é sempre bom ler estes teus desabafos cheios de realidades vividas de um modo muito saudável e que me deixam um pouco assustada, pois ainda não fui mãe e nem sei a odisseia que será, imagino que fácil não é ( meu Deus.."várias noites em que simplesmente a Rita decidia não dormir e ficar acordada até às 7h da manhã. Não percebíamos como é que um bebé com 15 dias conseguia ficar 10 horas seguidas acordada"), mas o amor e os laços que se criam com os filhos devem superar tudo isso.
Um beijo
Sonia

Umbigo disse...

é complicado, mas depois o tempo passa e tudo fica mais fácil. os 1ºs meses são mt cansativos. principalmente se o bebé n dorme como os vossos.
tb gostava de ser tia! a ver se os manos têm bebés! :P

Anónimo disse...

aahh... cmo é bom ser titia!!!! tô mm feliz!;D rê