12.2.07

Tolerância zero

em pachorra.

Foi assim que me senti hoje, passados 9 dias enfornada em casa com uma Joana com gripe mas com saúde suficiente para cantar histericamente em cima de cadeiras e desaparecer de repente para o meio do chão com pernas para cima e braços entalados, uma Rita com um nariz sempre a pingar, que deixa manchas personalizadas em tudo o que é sítio, e só satisfeita ao colo, xixis na cama, tremores de terra, trabalhos a pedir atenção, papelada acumulada, tudo adiado.

E fico "doente" quando vejo a mãe do Ruca que só pode ser mesmo um desenho animado. Ou se calhar até há mães assim. Sempre tranquilas, pedagógicas, com vozes mansas. Ela não grita, quase não ralha, dá a volta ao Ruca com uma pinta desgraçada. Tem sempre a palavra certa na altura certa. E eu que ando para aqui com os cabelos em pé, sinto-me sempre um bocado desvairada cada vez que a ouço a falar suavemente com um sorriso nos lábios e com a maior diplomacia para resolver conflitos lá em casa.

Ou se calhar já ando mas é a ver desenhos animados a mais.

6 comentários:

miquinhas e cia disse...

Pior é quando a minha filha diz "os pais do Ruca brincam sempre com ele". Que raiva, como eu gostava de ter aquela disponibilidade. Farto-me de observar os pais do Ruca mas ainda não percebi como arranjam aquele tempo e paciência. É que depois de um dia de trabalho, jantar, TPCs, banhos e sei lá mais o quê, arranjar tempo para toda aquela pedagogia é obra.
Quem sabe um dia...

Umbigo disse...

têm cá uma disponibilidade mental para tudo! e nunca se irritam. mesmo qd o ruca faz asneiras, a mãe calmamente resolve a coisa, sem estrabuchar um bocadinho que seja. não acho normal. :p

miquinhas e cia disse...

Mas eu chamo sempre a atenção da minha filha: é que quando a mãe do Ruca lhe explica porque é que ele tem que fazer algo, ainda que não queira, ele entende e não faz cena. Com a minha filha é o contrário, por mais que explique e faça uso de toda a pedagogia, ela faz uma birra, argumenta, fica de "trombas", etc, etc. Acho que os miudos só retiram dos desenhos animados aquilo que lhes interessa.

Umbigo disse...

por acaso com a joana acho que ela até interioriza certas coisas que vê no ruca, coisas boas,q eu tb chamo a atenção e ela assimila. mas nem sempre!

Anónimo disse...

lol.

O que eu me ri com este post. Concordo na perfeição! Não há pais e mães assim na vida real, pelo menos é o que eu acho...só nos filmes mesmo lol.

E depois a mãe do Ruca n tem sex-appeal nenhum n achas? lol

Umbigo disse...

nenhum nenhum! e o pai então... ahahaha