8.2.07

Trabalhar em casa

para mim tem muitas vantagens e poucas desvantagens. Quando a Joana nasceu em 2003 decidi tirar um licença sem vencimento para ficar a cuidar dela em casa ao mesmo tempo que tinha já alguns clientes para fazer trabalhos como freelancer. E fui ficando. A Joana já foi para a escola mas agora tenho a Rita em casa e muita gente me pergunta se vou voltar a trabalhar fora. Para já não tenho muita vontade. Gosto de dispôr do meu tempo, de acompanhar as meninas e de estar sempre presente. É preciso alguma disciplina para não ceder ao vale dos lençóis que chama por mim todas as manhãs.

Mas claro que não gosto de não ter um ordenado fixo, de não ter os subsídios que sabem tão bem, faz-me falta a galhofa que tinha quando trabalhava na McCann mas quando saí, já o meu grupo de trabalho estava desfeito e a maior parte das pessoas tinha saido e por isso custou-me tão pouco. Mas às vezes tenho vontade de voltar a trabalhar fora de casa, mas numa coisa minha. Porque agora estou cheia de vícios, e não morro de amores por trabalhar em equipa. (depende muito da equipa também...) Não é muito bonito dizer isto, eu sei, e de vez em quando até me faz falta alguém que me ajude e opine em relação aos trabalhos que faço.

Às vezes é complicado trabalhar com a Rita agarrada à minha perna, a puxar as minhas calças, a balançar-se porque quer colo. E quando a Joana fica doente em casa, aí é o descalabro.


E aquela coisa de não levar trabalho para casa, comigo não funciona. O trabalho está sempre ali e caio muitas vezes na tentação de, como tenho o computador sempre ligado, ir dando uma achega aqui, outra ali e se tiver algum trabalho em mãos, raramente desligo.

E não sinto solidão, nunca senti. Acho que sou uma sortuda, sei que nem toda a gente tem perfil para estar em casa, mas a mim encaixa-se como uma luva.

10 comentários:

Anónimo disse...

Em relação à ajuda que referes, sinceramente acho que que não precisas, a tua fértil imaginação está muito acima da media e a qualidade e bom gosto dos teus trabalhos demonstra isso mesmo.

Umbigo disse...

obrigada Pini, fico contente!

Anónimo disse...

Oh Nica! Como te entendo! Agora, que comecei a ter emprego a sério sinto-me pouco feliz! Falta-me o meu tempo, sinto falta de fazer as coisas que gosto! Ai meu Deus, penso sinceramente não levar isto por muito tempo!
Os teus trabalhos estão lindos! Temos q combinar para levares os botões.Estou a preparar o meu atelier (agora é que era mesmo bom estar em casa!), o João já cá não está, mas ainda não está pronto. Logo que esteja vems cá vê-lo, tá bem?

Umbigo disse...

Paulita, vou-lhe mandar um mail! bjs!

Umbigo disse...

pois, eu como estou sp acompanhada por uma ou outra menina, acabo mtas vezes por ansiar estar sozinha, para me ouvir pensar!!
obrigada pelo dvd, qd o ouvi comento!

Umbigo disse...

não, ainda não. eu queria dizer, quando o ouvir comento.

eu disse...

Na realidade trabalhar em casa não é para todos/as. Eu dou aulas e não tenho todos os dias da semana ocupada com as aulas, como tal tambem passo algum tempo em casa. Mas este hobbie ajuda-me bastante a estar sempre ocupada, porque a inércia, o estar sem fazer nada "mata-me". Mas estar em casa e organizar-mos o nosso tempo e o nosso dia é algo bem prazeiroso.
E estar então sempre com as filhotas é a melhor companhia que se pode ter.
Beijo
Sonia

Anónimo disse...

olá.fiquei aqui a pensar no teu post... é que estou em casa desde Abril, porque vim de Madrid grávida de 4 meses para ficar em casa à espera do meu Tomás. Depois da primeira fase, de preparar a casinha para o meu baby, e da fase seguinte - a da ansiedade por querer fazer coisas e não conseguir, entre mamadas e fraldas... chegou a terceira fase: estou a começar a ir a feiras e a lojas à procura de antitriões para os meus brinquedos, sapatinhos e pregadeiras. Primeiro comecei a sentir-me muito sozinha e era uma animação ir às retrosarias: sempre via pessoas!! Mas depois comecei a ir a feiras e às lojas com uma amiga de longa data. Foi um bom "reencontro" e sinto-me muito mais motivada. Deixo o baby na minha mãe, agora que já come papas e sopinhas, e já consigo aproximar-me mais da minha "velocidade pessoal". Hoje fomos ambas "aceites" na 1ªloja!Estamos muito contentes e no fim da excitação toda pós-stress, olhámos uma para a outra e percebemos: não queremos voltar a sentir buracos no estômago por causa de patrões estúpidos,horários esgotantes,frustração por não nos sentirmos apreciadas... Estou cheia de optimismo e dei por mim a pensar que é tão bom fazer o que se gosta. É impagável. E saber que assim posso estar muito mais presente para o meu baby...Não há ordenado fixo que pague isso!Vou ver se me lembro disso e todas as vezes que estiver quase quase a fraquejar. Um beijinho, Marge

Umbigo disse...

que bom que esteja a correr bem e que te sintas feliz assim, é tão importante para os nossos filhos q nos sentiam felizes. não tens blog para ver os teus trabalhos.
bjs!

Anónimo disse...

Cada vez mais sinto que quero trabalhar numa coisa minha. fora....e acredito que se me esforçar mto posso consegui-lo, assim tenha sorte tb.!

Se és feliz assim, óptimo!

Beijinho