22.6.07

15 meses e uns pozinhos

é uma bebé muito despachada que quando está mesmo feliz abana muito a cabeça ao mesmo tempo que anda. Adora tomar banho com a Joana e deixa que ela lhe lave o cabelo, a barriguinha e as costas. Na cadeira de comer adora estar com os pés em cima do tabuleiro, sabe que não deve e por isso fá-lo com o ar mais atrevido que há. Quer muito subir para os sofás, mas esquece-se que não sabe descer, e atira-se cá para baixo. É muito possessiva e quando a Joana se senta na sua mini-cadeira, não descansa enquanto não a expulsa de lá. E anda com a cadeirinha pela casa como se fosse uma malinha.

Adora abrir gavetas e tira tudo cá para fora. Passeia muito pela casa e vai deixando atrás de si um rasto de desarrumação impressionante. Às vezes ando eu a arrumar e ela atrás a desarrumar. Gosta de se sentar no carrinho do nenuco e que a empurremos pela casa. Diz bebé, já tá, maíí, memé, papá, olá e o resto é intraduzível, mas não se cala. Tem fixação pelo seu umbigo e adora puxar a roupa para cima e carregar nele como se fosse uma campainha. Se percebe que há comida à vista, larga tudo o que tem na mão automaticamente e tudo perde o interesse enquanto não fica de boca cheia. Já bebe o leite sozinha. Anda sempre em biquinhos dos pés para chegar a todo o lado onde não deve. Com o dedinho espetado inspecciona pormenores pequenos como flocos partidos que caíram ao chão ou uma pinga de sopa na mesa. E continua a apanhar migalhas do chão para comer, parece que não lhe dão comida cá em casa.

Sempre que vê alguma coisa partida ou com um aspecto estragado, faz ôôôôh com um ar muito dramático. Quando a repreendemos faz um super beicinho e chora com um olho aberto e outro fechado para ir controlando as nossas reacções. Chama a Joana de Nâna. Adora estar deitada no chão e rebola muito. Perde-se por gelatina. Quando se irrita já faz birras. Choraminga e grita mé-mé-mé-mé-mé. E já bate os pés. Qualquer dia atira-se para o chão. Adora passar com os pés por cima do desenhos da Joana, é do mais provocador que há. Quando vai passear não quer dar a mão a ninguém e quer sempre ir para o lado contrário ao nosso, mas em casa segue-me para todo o lado, é a minha sombra. Sobe os escorregas em vez de os descer. Bate palminhas a si própria sempre que acha que faz algo muito bem feito, que pode ser um risco no sofá ou uma torre de legos. É muito muito sociável. E sempre muito bem-disposta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois ... o meu filho, esta semana, em conjunto com mais 2 amiguinhos, partiu os óculos a uma auxiliar e um vidro enorme lá da escola... Fiquei a saber pelo director que um seguro de responsabilidade civil anual custa cerca de 25 euros para uma cobertura de 1500 euros....interessante, verdade?
Elsa

Umbigo disse...

sim, a joana tem um seguro desses. A Rita ainda não.