31.7.07

Já há algum tempo

que a Joana demonstra imenso medo do fogo. Quando vai dormir, diz-me sempre que tem medo do fogo, se por acaso vê incêndios na televisão (que tenho algum cuidado para que não os veja), pede-me para mudar de canal. Pergunta-me sempre se vamos ter fogo em casa ou se o fogo vai ao quarto dela. É um tema recorrente e até hoje não tinha percebido de onde surgira.

Hoje finalmente explicou-me. Sem querer apanhou umas imagens de uns incêndios na televisão e eu aproveitei para explicar que se houver fogo, há sempre aqueles senhores, os bombeiros, estás as ver, com aquelas mangueironas cheias de água e aviões e apagam tudo. E foi aí que ela me explicou a falta de fé nos chamados bombeiros. Tem tudo a ver com o filme do Dumbo, precisamente uma cena em que ele, durante um número de circo, está empoleirado num amontado de andares e tem uns palhaços disfarçados de bombeiros que o devem salvar dumas labaredas enormes e não salvam. Disse-me que "os bombeiros são muito fraquinhos e tontinhos e que se não fosse o Dumbo voar com as suas orelhas, ele caía em cima do fogo e morria". E que os bombeiros "muito fraquinhos" em vez de o apagar, ainda faziam mais fogo.

Tudo explicadinho, que eram palhaços, que eram bombeiros a fingir e que os a sério apagam tudo e mais alguma coisa (apesar de muitas vezes, coitados, não ser bem assim...) e vamos lá ver se esta lhe passa.

3 comentários:

Lisa disse...

tadinha... tás a ver, as x os desenhos animados mais inocentes podem causar traumas... imagina... aos miudos que so gostam do action man e cia..., enfim.... beijinhos miga

Anónimo disse...

Pois... por vezes fantasiam demais. Mas cabe-nos a nós tentar que essas fantasias não os atormentem.

bjnhos

Nuno Chung disse...

Minha rica filha...