29.10.07

Um desabafo.

Cada vez mais me deparo com pessoas que têm um problema. Não sabem ouvir. Dá-me ideia que são pessoas egocêntricas, muito centradas em si próprias e nas histórias das suas vidas, que se dão pouco ao trabalho de ouvir o que os outros têm para dizer. Chega ao ponto de fazerem perguntas mas depois não ouvem a resposta, e chegam a ser mal-educadas ao ponto de deixarem os outros pendurados, a falar sozinhos, porque nesse momento lá decidem que não querem ouvir, dá muito trabalho. Provavelmente nem têm a noção que são péssimos ouvintes, mas acho que não é muito complicado de perceber. Basta olhar um bocadinho para dentro.

São pessoas com quem nos damos bem, se deste lado houver um bom ouvinte e se forem elas a falar, da sua vida, dos seus filhos caso haja. Caso contrário se a história é nossa...

Considero-me uma boa ouvinte e não que faça um esforço para tal, não, gosto de ouvir o que me têm a contar, interesso-me, e principalmente porque respeito as pessoas. Não pensava, até há pouco tempo, que fosse uma virtude, achava que era natural.

Acontece-me ficar pendurada e não acho que seja a pessoa mais interessante do mundo, mas também não sou uma pessoa que diga coisas tão sensaboronas que despertem tão pouca atenção nos outros ao ponto de não me ouvirem.

O problema é delas. Só. E ainda bem que eu não sou assim.

3 comentários:

Margot disse...

É sempre mais equilibrado dar e receber. Também já senti isso que descreves Inês.
Parecem amigos "vampiros", que só sabem sugar sem saber dar nada aos outros. Já não alinho nisso. Quero distância de pessoas assim.

Ana Barata disse...

É, Nica, o problema é mesmo delas! E ainda bem que não és assim!
Normalmente os seus "casos" são sempre empolados! Como aprendemos com o que ouvimos! Tu estás certa, cá na minha humilde opinião, claro!

rutinha disse...

uuiii, estou c sensação de dejá vu...