29.11.07

As manas

continuam marotas e cada vez brincam mais uma com a outra. Sempre brincadeiras muito barulhentas e com correrias pela casa com trambolhões pelo caminho.

A Rita tem a mão pesada e levanta-a muitas vezes e dá umas trolitadas na Joana, a Joana ri-se e por isso tem sido difícil de controlar este hábito. Continua com o "nhão" na ponta da língua e é a primeira palavra que sai se lhe fazemos uma pergunta. Mesmo que não estejamos a falar com ela. "Joana, queres vir aqui ajudar-me?" "Nhão!"


Pendura-se em tudo o que é cadeira e a maior parte do tempo não está com os pés assentes no chão. Adora o Avô Cantigas e cada vez que dá algum teledisco no Panda, sobe para uma cadeira, dança e canta. É como um papagaio e repete tudo o que lhe dizemos. Até já diz "bigáda", muitas vezes fora de contexto.

Sozinha consegue desarrumar a casa toda. Se está de chucha e lhe apareço com alguma comida à frente, bolachas ou guloseimas, atira logo a chucha para longe, larga tudo o que tem nas mãos e só tem olhos para a pápa. Mas ainda não é fácil dar-lhe o 2º prato às refeições. Dorme com 2, 3, 4 bebés na cama e tem 3 caixas de música a tocar em simultâneo para dormir. Não admira que demore sempre umas duas horas para adormecer.

Quer sempre açucar na fruta, "cuca" diz ela a apontar para o açucareiro. Anda sempre de volta da torneira da casa-de-banho, das escovas de dente e da pasta. Puxa uma cadeira, sobe e depois abre a torneira e fica ali durante muito tempo a "lavar os dentes". Acaba com a roupa toda encharcada.


A Joana continua pastelona para comer, demora cerca de 1 hora a jantar, mas já come sozinha, o que é uma vitória. Desenha muito e diz que vai ser pintora e "sinhora do supémecado" para poder comer bolicaos todos os dias. Anda na fase dos opás. Está mais controlada com os dói-dóis e quando tem algum nos pés já não precisa de tomar banho de meias. Adora andar de bicicleta e a preguicite que tem para andar a pé, não a tem para pedalar. Grita fininho e diz que já sabe assobiar. Dá cambalhotas em cima da minha cama, umas atrás das outras e adora as aulas de ginástica. Adormece sempre com música no quarto mas ainda não dispensa um bocadinho de companhia até adormecer. Está mais saudável, constipa-se com muito menos facilidade (bate bate na madeira). Quer ir para a natação no Sporting porque estão lá duas amigas, mas não está a ser fácil convencer o Papá de uma afronta destas.

Uma com quase 21 meses, outra com quase 5 anos. Numas coisas são tão parecidas, noutras são o oposto. E ainda bem.

5 comentários:

Ana Barata disse...

Bom retrato Nica! Daqui por uns anos vais achar muita graça ler este historial das princesas. E elas vão adorar! Bjs

Anónimo disse...

Adoro a maneira como falas delas :)
Não entendo a afronta da natação ehehehe! comecem-se a habituar :)
jinhos

Anónimo disse...

Eu acho que o Pai não pode aceitar uma afronta dessas...a outra piscina até é bem mais perto.
Infelizmente os meus Pais tiveram a péssima ideia de me porem na natação no sporting e fiquei com medo da água (estanhamente puseram-me na natação no sporting, mas inscreveram-me muito cedo no benfica...)
Convence-a que o vermelho é bem mais bonito...

Umbigo disse...

ela é toda benfica, até vai aos jogos e tudo. mas a natação do benfica tem a desvantagem de não ter um parque de estacionamento subterrâneo e elas acabam por sair com o cabelo húmido e lá vem a constipação. para mim é um contra muito forte. ou vai para o sporting onde n precisa de ser sócia, pois se precisasse não ia de certeza ou então vai para o clube faia. bjs

Anónimo disse...

acho bem...e o clube faia é uma vantagem, sempre nos podemos ver mais vezes, é aqui pertinho de casa.
Bom fim-de-semana
Maria