29.2.08

Já antes de mudarmos de casa

acontecia. Aliás, antes até acontecia mais de manhã. Agora é de noite. Deito a Rita perto das 22h e é sempre o mesmo ritual: beixinho Nãna, beixinho Pai, beixinho Mãe. Já deitada pede música. Puxo o fio à ovelha e dou-lhe a fraldinha. Depois diz sempre "póta abéta" que é para eu lhe deixar a porta aberta com alguma luz a entrar. Ok. Fica calminha dentro da cama, enquanto a Joana ainda se levanta umas 3 ou 4 vezes antes de adormecer finalmente num sono pesado. E é quando começa a rebaldaria na cama da Rita. Fica acordada até à 1 da manhã, nos dias bons. Até às 2h nos dias maus.

Fica a falar sozinha durante horas. Bem disposta, contente. Canta muito e bate palminhas enquanto diz Biba! Biba! Tita! Não tem um único brinquedo dentro da cama porque agora já não os quer e não faço ideia como se entretém durante tanto tempo.

Isto até tem graça, assim um dia ou outro. Há uns dias a minha irmã assistiu ao espectáculo e só se ria com o monólogo dela, mas todos os dias não acho normal. Muitas vezes adormeço com ela a falar em pano de fundo porque ainda por cima não fala baixinho. De vez em quando lá nos chama e tem os lençóis revoltos e já está deitada só por cima do colchão. Depois faz o cocó da meia-noite da praxe. Não ajuda nada, porque está mais pronta para a brincadeira àquela hora do que a qualquer outra hora do dia e tudo o que faço a faz rir à gargalhada. Claro que à conta disso fica ali mais uma hora em êxtase a falar com as paredes.

Acaba por adormecer em posições pouco aconselháveis, com as pernas fora das grades.

Não me atrevo a espreitá-la porque topa qualquer movimento mas qualquer dia instalo lá a máquina de filmar para ver a figurinha.

5 comentários:

Menina Rabina disse...

Agora percebo porque é que a Rita só se levanta às 13h00...

1gota disse...

Deve ser engraçado ouvi-la falar e entreter-se sozinha. Vá lá que não chora, nem pede para sair da cama. E a irmã consegue adormecer?
Estará com os horários meios trocados?

:*

Umbigo disse...

A Joana adormece profundamente porque àquela hora já está cansada.
ela sempre fez estes horários. mas acho que vou ter que lhe mudar a hora de acordar e da sesta..

Anjo De Cor disse...

ter filhos é sempre uma aventura, heheheh ;D
Bjs
SS

Anónimo disse...

Ahahaha! Ainda me queixo eu da Sofia, ela faz isso durante 1 hora até cair redonda e ferrada. O único senão é eu ter que ficar com ela...sempre...Bjos, ana g