23.7.08

Fomos ao alergologista

para mais uma vez acertar as agulhas em relação à medicação preventiva das duas, já que as mazelas se agudizam especial e surpreendentemente neste altura. O Verão passado foi abonado em tosses, expectorações, ranhocas, farfalheira e muitas sessões de ginástica respiratória para as duas.

Este ano, como já sabemos o que a casa gasta, o tratamento estendeu-se até meados de Junho e finalmente temos um Verão sem antibiótico. A Rita de vez em quando lá faz a sua ginástica respiratória porque é perita em acumular "porcaria" nos pulmões, mas este ano está finalmente mais controlado.

Desde que tinha duas semanas de vida e apanhou uma bronqueolite, que teve que levar logo uns amassos e desde aí, nem sei bem ao certo, mas terá feito com certeza mais do que 80 sessões de cinesioterapia. Nunca se habituou e chora que nem uma perdida mas tem resultados excelentes e é mais eficaz do que os melhores xaropes para a tosse do mundo.

Nesta consulta a Joana teve quase "alta", porque nunca mais houve crises de asma e tem passado lindamente. Para já terá só um tratamento no início do Outono, coisa leve, as vacinas do costume. Vamos tentar deixar de lado a bomba e o anti-asmático. A Rita ainda vai continuar encharcada em bombas e afins, até porque vai entrar na escola em Setembro, mas estamos optimistas.

E a melhor notícia que tive foi que a imunidade dela subiu finalmente para níveis normais. Ela começou logo a ser picada com 3 meses. Foi fazendo análises e a imunidade era francamente baixa. Estava quase no mínimo. Deveria ter valores entre os 50 e os 220 e tinha apenas 8. O cenário era assustador porque se assim continuasse iria ser uma menina com pouca capacidade para lutar contra infecções e estaria mais tempo doente do que bem. Ou ainda pior.

Nos primeiros dois anos de vida, posso dizer que ela passou mais tempo constipada e com tosse do que saudável. Dava para perceber que ela ia aparecer pelo barulho que fazia. Quando ouvíamos o som de uma cafeteira borbulhante a aproximar-se, já sabíamos que a Rita andava por ali. Estava a tornar-se angustiante.

A partir dos 2 anos foi melhorando, a imunidade subindo devagarinho e o tempo que estava constipada e com farfalheira diminuindo. Agora finalmente consigo ver uma luz ao fundo do túnel, e o médico descansou-me em relação à imunidade. Um alívio.

Talvez agora a entrada para a escola não seja tão produtiva em infecções, já que leva uma boa bagagem de imunidade a muitos dos bichinhos que a Joana trouxe da escola. No meio de tudo, esta pode ser a parte boa.

6 comentários:

Menina Rabina disse...

Ai, Inês... coitadinhas duas tuas meninas... que sufoco... mas fico contente que tudo se esteja a compor!!! Tudo de bom para vocês...

Alexandra disse...

Vai correr tudo bem! ;)

Anónimo disse...

Olá querida mamã, vai tudo correr bem a partir de agora :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Anónimo disse...

Q bom Inês...vais ver q ainda vais er algumas saudades da cenesioterapia...
A Ritinha tinha q dar a volta por cima. não podia haver imunidade nenhuma q a deita-sse abaixo.
Força para as 2!!!
bjs
Catarina

TrüSka disse...

Olá inês! Encontrei hoje o teu blog, passando pelo da menina rabina que é uma querida! Foi a Chiny que me chamou a atenção : D Eu adoro chinesinhas e a tua está um amor. Aliás, todo o teu blog transborda de amor e harmonia. Beijinhos : *

Teresa disse...

Não tinha ideia nenhuma... já nos tinhas contado? estou senil e não me lembro :)
Estou contente, muito contente que ela esteja melhor
jinhos