18.9.08

Escolinha - dia 3

Hoje deixei-a novamente a chorar ao colo da educadora. Acho que esta nervoseira matinal ainda vai demorar um bocado a passar. Mas a educadora é amorosa e dá-me segurança. Hoje pelo menos não chorei eu, mas passo o dia angustiada. Estou desejosa que tudo normalize.

Notei uma grande quebra na energia dela. Apesar de dormir bem a sesta, coisa que ela já não fazia em casa, vem rebentada da escola. Não tira a chucha um minuto que seja e está-me sempre a pedir colo. Deita-se no sofá e ali fica. Parece triste, mas diz que está cuntenti. Dou-lhe muito miminho mas tem aderido pouco às brincadeiras. De noite acorda mais vezes, apesar de só ser preciso um bocadinho de colo e de manhã acorda muito tempo antes da hora e já não quer ficar na cama. Ela que dormia até ao 12h. Mas acorda bem disposta e enérgica.

Acho que a escola é uma coisa positiva e já era altura, mas nestes dias assim acabo por pôr a decisão em questão. Apesar de achar que para o ano seria igual. Este ano entrou um menino na sala da Joana de 5 anos que nunca tinha ido à escola. Chora diariamente como uma criança de 2 anos.

Enfim, anseio pelo dia em que já nem fale deste assunto aqui no blog. Será o sinal de que tudo está normal.

7 comentários:

Lisa disse...

Amiga, foi muito bom poderes ficar com a Ritinha até aos 2 anos em casa, acho que não te deves sentir mal pela posição que tomaste, e muito pelo contrário, eu sou da opinião que a criança deve ir a escolinha sociabilizar o mais cedo possível, a partir do momento que já fale... só lhe vai enriquecer a personalidade e a formação escolar ... olha e tua mana e sobrinha estão bem? bjinhos com mta força!

Teresa disse...

Pois! concordo com a Elisa. Se bem que o mais cedo não é bem assim (na minha opinião) acho que deve ir quando estiver preparada. E sinceramente preparaste a Ritinha tão bem que só lhe vai fazer bem estar com outros meninos.
Eu chorei imenso quando fui para o colégio, chorei cada vesz que mudei de escola....
E hoje não me fez mal nenhum ter ido para a escola, só me fez bem e só me lembro de um sítio onde chorei (mas já tinha 6 anos) eheheheh!
vai correr tudo bem vais ver
se precisares de alguma coisa liga
jinhos

MJL disse...

Pois o tempo de apresentação à escola depende de cada um, da sua vida e possibilidade. Eu tive de colocar o P. na escolinha aos 5 meses e não tive problemas acrescidos (mas custou é claro). Para eles o mais importante é sentirem o amor e carinho dos pais, saberem que estaremos lá sempre... calma, tudo se resolverá com muita paciência. Tudo a correr bem. Bjs
PS: não somos piores mães por deixarmos os nossos filhos na escolinha... dessa ninguém me convence.

Unknown disse...

Olá. Eu também deixei a minha Alice na escola muito cedo, aos 6 meses. Custou-me muito mas agora penso que foi o melhor que podia ter feito. Eles não têm tanta noção das coisas, nós temos mais. Mas também tive a sorte de tanto a educadora como a auxiliar serem muito queridas. Adorei-as logo desde o início e ela também. Ao fim de uns meses já não queria vir. E a tua Ritinha vai ser igual. Custa agora mas daqui a uns tempos prepara-te para ficares a brincar um bocadinho porque ela não vai querer vir embora.
E não te esqueças que é muito bom irem para escola. Por mais actividades que se façam em casa não há outros meninos para aprender a partilhar e socializar.
Beijinhos

Maria disse...

São opções.. e eles quando vão pela primeira vez passam sempre pela fase de adaptação.. Depois já normalizam...:)

bjnho.
bom fds.

Anjo De Cor disse...

Bom fim de semana ;)
Bjs

Menina Rabina disse...

Pois é... a escolinha... estou a passar pelo mesmo que tu... mas daqui a nada vai passar... custa um bocadinho no princípio, mas temos que ter todos muita paciência! Vai correr bem!