3.12.08

A convivência entre irmãs

tem dias. Ultimamente têm ganho os dias em que andam às turras uma com a outra. Competem demasiado entre si. E não é nada que seja fomentado aqui em casa. É próprio da idade da Joana e a Rita, que é uma copiona, vai atrás.

Fazem corridas para chegar ao elevador para serem as primeiras a tocar no botão. Depois birra porque tocou uma e a outra também queria. Abre-se a porta do elevador e mais um estardalhaço para serem elas a tocar no botão para irmos para a garagem. Mais uma birra da que ficou para trás. Corridas para o carro já acabei com isso. A Joana ganhava sempre e a Rita com o seu quê de provocação, mesmo chegando 30 segundos depois da irmã enchia o peito e gritava "ganhei!!". A Joana ficava doida, mais uma birra pela injustiça. E mãe, quem é que ganhou??? e ouvia-se a vozinha da Rita ganhei eu mana e mãe, não foi nada a Rita! Ó RIta, a mana é que ganhou! Acabei com isto. Disse que se continuassem nas corridas, que iam de carrinha para a escola. Tréguas.

Depois é a corrida do carro até à escola para serem as primeiras a tocar no badalo da porta. A Joana, mais uma vez, ganha sempre, a Rita estatela-se ao comprido pelo caminho e hoje quase que partia os dentes todos.

E depois são coisas deste género: ultimamente sempre que vêem algum desenho animado, decidem que são uma determinada personagem. Por exemplo no Pocoyo a Rita quer ser a Eli, a Joana é o Pocoyo e eu sou a Árvore Dorminhoca : ). Hoje lembraram-se de escolher quem era quem no Madagáscar. A Joana claro que era o leão Alex e a Rita queria ser o "látumúvi múvi" que basicamente foi o que lhe ficou do filme (a música). A Joana que se pica toda com estas coisas, ficou endoidecida a tentar explicar à Rita que o látumúvi não era nenhum boneco. A Rita no seu melhor, continuou como se nada fosse. E acabou por dizer que era o leão, para loucura da Joana. E passamos o dia nisto. Ou porque querem ser as primeiras a entrar na banheira ou as primeiras a sair, ou querem pôr a farinha na máquina do pão ou pôr o soro com a seringa a sério nos aerossóis. Tenho que "partir" tudo ao meio para dar para as duas fazerem qualquer coisinha.

E das maiores dificuldades que sinto quando estou com as duas sozinha é conseguir ouvir-me e ouvi-las enquanto falam as duas ao mesmo tempo. Se uma começa a dizer-me qualquer coisa, a outra começa logo a falar ao mesmo tempo. As duas com os decibéis no máximo e eu a tentar ler os lábios de uma e depois da outra até que dou um grito para se calarem as duas. Depois a Joana dana-se com a Rita que agora é a sua vez de falar ou a Rita berra "Joana cála, eu fálo!". A maior parte das vezes ao jantar a coisa chega ao auge. Ando a tentar implementar o jogo do silêncio à mesa.

Isto tudo deve ser normal. Mas às vezes gostava que se dessem um bocadinho melhor. É capaz de ser uma fase. Tudo o que é menos bom é sempre uma "fase".

9 comentários:

Menina Rabina disse...

O problema das fases é que quando uma acaba, logo começa outra! Umas melhores outras piores... mas nunca têm fim (já me convenci disso)!
Tenho que pensar seriamente se quero mesmo mais um ou não... se com uma já é o que é e com dois é como tu descreves, não sei, não... acho melhor ficar por aqui ;)

Umbigo disse...

Não, não! longe de mim desincentivar a natalidade! eu não me imagino com uma filha só. isto é tudo coisas que eu caricaturo, mas que no fim o saldo é muito mais que positivo. é uma fase, como outra qualquer. mas as vezes em que se dão bem, enchem-me a alma. e sei que gostam muito uma da outra. e não tem graça não ter irmãos. não me imagino sem a minha irmã por exemplo. é mesmo assim.

sim sim avante para o 2ª filho, menina rabina!! vamos lá trabalhar para isso.
beijinhos

Anjo De Cor disse...

é normal, ainda me lembro de quando era pequena eu e a minha irmã era um filme assim do género, eu era a mais velha às vezes levava no pelo para deixar essas brincadeiras mas de nada adiantava andavamos sempre nas corridinhas e coisas do género, a minha mãe diz que a minha irmã como era mais nova tentava fazer tudo o que eu fazia e eu ficava irritada, hehehehehe ;) crianças.

Bjs**
Sónia

Menina Rabina disse...

Sim... só um acho pouco... até porque noto que a Marta gosta muito de companhia para brincar (como é normal)...
Já estamos em estágio ;o)

Menina Rabina disse...

P.S.: Mas se me vires por aí aos gritos com os cabelos em pé, já sabes qual o motivo... Bjs

Umbigo disse...

ahahahahah, está bem! depois sou solidária contigo. beijinhos

Unknown disse...

Eu só tenho uma e tenho pena de não poder ter mais. Ela tem 2 irmãos mais crescidos do pai. Mas digo-te quanto às fases. Ela vai fazer 13 em Janeiro, ele fez 14 em Setembro. A fase das birras, das lutas constantes e dos choros AINDA DURAAAAAAAAAAAA. Irra que me deixam com os cabelos me pé. Nós damo-nos todos bem e a Alice ADORA de paixão os manos mas eu confesso que quando eles estão lá em casa eu fico um bocadinho nervosa. Andam sempre em cima um do outro e normalmente acaba com ela a chorar porque ele é bruto mas de certeza que foi ela a começar a e continuar. Xiças!!!
Mas sou completamente a favor de mais. Menina Rabina, venham mais!!!! E as fases... essas são eternas!!!! Mas têm fases boas também e as tuas filhas são fantásticas. As saídas delas.... Lindas!!!

Anónimo disse...

AHAHAH o cenário q descreveste é deveras engraçado lol mas num deve ser nada fácil não uiiii bom, respira e espera pela próxima fase, o q vale é q as crianças se cansam depressa ;-D!
bjoca inté
Squaw

Anónimo disse...

Isso das crianças se cansarem depressa enfim....as pilhas duram e duram....como eu só tenho a Bá as corridas normalmente são entre ela e os pais; qd falo co o pai ela tem sp de interromper e diz sp "é rápido....". enfim, quem dera q ela tivesse um irmão ou irmã para continuar com esta fase!!! Talvez um cão ajude - à falta de melhor;))))
Catarina