29.1.09

Há 6 anos

estava eu "confortavelmente" deitada numa mesa de operações a ser "estropiada", porque a Joana, que agora não há meio de estar sentada mais do que 2 minutos seguidos, não deu a volta e passou a gravidez toda muito sentadinha.

F
az 6 anos. Está alta, crescida. Tem não sei quantos dentes a abanar e morre de medo de ir ao dentista. Já dorme de porta fechada mas ainda se levanta aí umas 5 vezes antes de se ficar pela cama e sempre com a queixa de que não consegue dormir, mesmo que só tivesse estado deitada 30 segundos. Reclama que não gosta de dormir mas dorme lindamente. E quando está a dormir parece muito pequenina outra vez. Se tem sonhos maus diz que pensa numa vaca num campo de flores para se distrair.

Com a Rita já se dá bem melhor, embora ainda varie muito de minuto para minuto. Ou é mandona e brutinha ou então diz que a Rita é o bebé mais lindo do mundo e ri-se à gargalhada das tropelias dela. Come sempre sozinha e anda a tentar não sujar tanto a toalha à volta. Mas acaba sempre com milhares de bagos de arroz colados ao pijama. A luta agora é mantê-la sentada à mesa do princípio ao fim (uma luta já com muitos anos), jantares sem televisão e garfadas com menos comida de uma vez. Ah, e boca fechada.

Fala muito alto e é muito esganiçada. Às vezes é respondona, o que não me agrada nada, mas leva logo uma ensaboadela e acaba por pedir desculpa. Anda desejosa de aprender a ler e o pai adora ensinar-lhe palavras com duas sílabas por isso lá vai experimentando.

Se eu por acaso fungo com o nariz pergunta-me logo se estou constipada ou se estou triste. Anda um bocadinho mentirosa, principalmente para se safar de alguma. Mas num dia angelical é capaz de me contar mentiras de há um ano atrás, como no outro dia que me disse, que uma noite em que tinha ficado sozinha na cozinha a jantar (ainda na outra casa) que quando disse que tinha comido tudo era mentira, porque tinha mandado a comida toda pela conduta do lixo.

Faz lojas de ganchos, de fitas e elásticos, põe tudo por cores e pares e depois obriga-me a mim e à Rita a comprarmos coisas mas quase sem tocar em nada. Fica doida se a Rita lhe desarruma a loja, que é quase sempre. Tem muito mau perder, é capaz de atirar o tabuleiro do jogo ao alto porque perdeu o jogo ou porque está em vias de.
Mas continuamos a tentar.

Está tão grande que já quase não me cabe no colo, a roupa fica-lhe curta num instante e já calça o 31. Às vezes toma banho sozinha e delira com a experiência. Tem uns olhinhos muito doces e começam a aparecer-lhe agora sinais por todo o lado. Não me deixa lavar o pescoço porque tem ataques de cócegas. Só ali porque no resto do corpo todo não tem.

É aventureira e gosta de experimentar coisas malucas. Anda na montanha russa à vontade e "goza" comigo por eu ter medo. Está muito mais sociável se conhecer as pessoas. Mas não gosta muito do desconhecido. É muito protectora da irmã e fica doida comigo quando a deixo ter alguma coisa pequenina na boca.

Vê televisão nas posições mais estranhas do mundo, mas sentada normalmente acho que nunca a vi. Gosta de me provocar dizendo que hoje ninguém brincou com ela na escola. Faz-se de coitadinha mas sabe que eu já não acredito. Adora tarefas e delira quando é a "responsável da turma" do dia. Acorda sempre bem disposta mas é carrancuda quando chega à escola. Demora uns minutos a mudar as agulhas. Mas se estiver bem humorada, é a criança mais fácil do mundo de tratar.

Há tanto para dizer, mas o post já vai longo. A minha Joaninha está a crescer e eu morro de saudades dela pequenina. Mas ao mesmo tempo é maravilhoso vê-los crescer assim saudáveis e felizes.

Parabéns minha Princesinha do Oeste.

15 comentários:

Unknown disse...

Parabéns. À Joana e à mãe que está quase a chorar nitidamente. Crescem depressa...
Muitos beijinhos para os 4 e que passem um bom.
Um beijinho especial à Joana neste dia de aniversário.
Yolanda

Menina Rabina disse...

Muitos Parabéns! À Joana e a todos vocês!
Um dia muito feliz com tudo de bom!
É verdade?1?
Sempre conseguiste a Sininho? Ou ganhou a fada benfiquista? ;D

Anónimo disse...

Bem... que post maravilhoso...
Muitos parabéns à Janeca são os votos dos tios Pinis e da sua priminha Madalena que gostam muito dela.
Agora que sou pai percebo a questão de não os querer ver crescer... mas como dizes deve ser maravilhoso vê-los crescer.

Beijinhos para os 4... com um muito especial para a minha adorável sobrinha Joana (ok para a Ritinha também).
PINIS e Madalena

Marta disse...

Parabéns!
Um dia muito feliz para a Joana.
Beijinhos especiais para os papás.

MJL disse...

Parabéns à Joana e aos papás da Joana.

Umbigo disse...

obrigada a todos!
pois é Pini, a Madalena é tão piriri e tu já deves ter saudades dela piriririzinha...

bertioz disse...

Muitos Parabéns Joana e Cª :)

Anónimo disse...

Bem por pouco n fiquei com a lágrimazita no olho mas sou daquelas mães q Adora a Joaninha desde sp - o sp são os 2 anos qd a conheci no Colégio com a Bázita. Com a mãe foi empatia à 1ª (acho q o ar de desepero e as lágrimas nos olhos nos uniram desde quele 1º dia de Colégio). agora ãs nossas meninas estão crescidas; marotas; e são cada vez mais elas próprias. O misto de as ver crescer e a saudade daqueles momentos quando eram as nossas bébés....

Joaninha & família um gd beijinho de Parabéns com tudo de bom mas sp com a recordação daqueles 2 aninhos de idade....

Catarina

Anónimo disse...

Bem por pouco n fiquei com a lágrimazita no olho mas sou daquelas mães q Adora a Joaninha desde sp - o sp são os 2 anos qd a conheci no Colégio com a Bázita. Com a mãe foi empatia à 1ª (acho q o ar de desepero e as lágrimas nos olhos nos uniram desde quele 1º dia de Colégio). agora ãs nossas meninas estão crescidas; marotas; e são cada vez mais elas próprias. O misto de as ver crescer e a saudade daqueles momentos quando eram as nossas bébés....

Joaninha & família um gd beijinho de Parabéns com tudo de bom mas sp com a recordação daqueles 2 aninhos de idade....

Catarina

1gota disse...

Parabéns à Joana e a ti tb!


:*

Anónimo disse...

Parabéns à minha webfamily favorita!!!
Beijinhos a todos, Clo

Anónimo disse...

Ah, sabes que eu também sou (fui!!!) Princesinha do Oeste??? Pois é, nascida na MAC, mas criada em Alenquer, Torres Vedras e Santa Cruz! Mais Oeste não há.... ;o) + beijos, clo

Anjo De Cor disse...

Parabéns a Ritinha ;)
Bjs a Familia Umbigo que são 5*****
Sónia

Umbigo disse...

eu chamo-a princesa do oeste, pq é para ser uma princesa mais radical, tipo princesa do faroeste. mas não tem nada a ver com a região oeste. pq ela é alfacinha. tem a ver com o faroeste : )

beijinhos a todos que deixaram aqui os parabéns, obrigada!

ASG disse...

Os meus parabéns atrasados, à Joaninha! Já com 6 aninhos, tão lindinha... :)

Beijocas gdes à miúda gira, à mana mais nova e aos papás,
Soraia