11.3.09

iii

O meu bebé cresceu e quando olho para algumas destas fotos dela pequenina dá-me um aperto.

Ritinha, agora já és uma menina, mas ainda com bochechas de bebé. Tens um sorriso lindo mesmo com um dente partido que cresceu mais do que os vizinhos. E os outros tantos tão tortos da chucha. Mas quando sorris, iluminas tudo à tua volta.

Quando te dou colo, fazes-me festinhas com a mão direita lá atrás no meu cabelo e vais-me desfazendo nós. É o teu cafuné. Finalmente bebes leite como deve ser. Foram precisos 3 anos para te atinares. Com poucos meses já davas sapatadas no biberon que ia parar a uns bons metros de distância e muitas vezes só bebias entretida com interruptores de luzes. Enquanto acendias e apagavas toda contente, eu enfiava-te o leite no bucho. Agora são biberons inteiros. Aleluia.

Adoras frutos secos e pelas-te principalmente por amêndoas e nozes. Gritas que nem uma perdida quando te lavo a cabeça e tenho a certeza que algum vizinho já se intrigou com tamanha histeria. Pelo menos a choradeira pára quando te seco o cabelo. Podia ser pior, podia continuar. Always look on the brigth side of life.

Para te lavar os dentes damos-lhes nomes. Vou lavar aqui a dente Matilde, depois o dente Diogo, e depois ali ao fundo o dentinho Madalena. Adoras e vais dizendo nomes de amiguinhos da escola enquanto cospes a pasta toda para cima de mim. Nas unhas o paleio gira à volta de cortar o cabelinho do João, que pode ser o polegar, da Joana que é o mindinho e por aí fora. Adoras a conversa e assim parámos com a fita do costume.

Andas a comer muito melhor, mas o truque é fazer-te passar fome desde o lanche da escola até ao jantar. E o ketchup ("o picante" nas tuas palavras) também ajuda. Não gostas de vestir camisolas pelo pescoço e quase que te falta o ar se as visto à pressa sem fazer magia. Mesmo com magia ando muitas vezes a correr pela casa com a gola alta aberta pronta a enfiar, mas o pânico é tal que muitas vezes é à força. Mais uma gritaria daquelas para os vizinhos ouvirem e comentarem.

És uma profissional dos xaropes e até já lhes dás nomes. Um é o da abelha maia, o outro é do menino e há o pior que é o horrível que em vez de ser tomado em primeiro lugar para os outros esconderem o sabor, não, é tomado sempre em último a teu pedido. Tomas sempre pela mesma ordem mas todos os dias tenho que fazer o teatrinho de qual é que queres primeiro e mesmo que só haja um para tomar, tenho que perguntar na mesma.

Desenhas muito bem para a tua idade, bonecos cheios de pormenor já com dedos e orelhas e cheios de bolinhas no corpo que dizes que são os botões do pijama, por isso desenhas toda a gente de pijama. Adoras fazer puzzles pequeninos. Já vês televisão (mais um Aleluia, tal como o leite foram precisos também quase 3 anos para te interessares) e pedes sempre os filmes da Dora. Parece que não há mais nada cá em casa.

A tua cor preferida é o cor-de-rosa e querias vestir-te de princesa no Carnaval, mas troquei-te as voltas. Quando o elevador vai para baixo és tu que "carrerras" no botão, quando é para cima é a Joana. Chegou-se a este compromisso e já não há birras pelo caminho, excepto quando me esqueço e carrego eu. Levo logo com um chorrilho de queixas em cima e agora como é que vamos resolver isto, como é que se compensa este "carreganço rebelde"?

Para a cama levas o quarto inteiro: a fralda de pano, quando não são duas, o coelho mais sujo que uma sarjeta, um bebé, quando não são dois ou três, poneyvilles, um biberon com água, um livro que demoras eternidades a escolher (uma bela maneira de atrasar a hora de ir dormir), um dinossauro gigante ou lá o que aquilo é, uma boneca de pano e depois deitaste-te por cima de tudo e adormeces. Ainda dormes na cama de grades para te controlarmos as saídas senão apareces-me no quarto cada vez que acordas de noite. Mas se tiveres o cadeirão ao pé, sais sozinha, muitas vezes ficas pendurada a meio caminho com o rabo espetado, mas consegues.
Justify Full
És muito expressiva, dizes muitas vezes que gostas das pessoas, se estiveres feliz e sentires que te dão atenção. Quando te vou buscar à escola fazes AQUELA festa. Ao colo juntas a tua bochecha à minha e dizes "goto muito de ti mamã".

E nós também gostamos muito de ti, és a nossa Little Miss Sunshine. Parabéns Rita-Larita-Batata-Frita.

15 comentários:

Anónimo disse...

Com aperto no coração ficamos nós depois de ler este mail...

Muitos parabéns para a nossa querida e linda sobrinha Ritinha.

Os tios João e Rita e a Prima Madalena desejam-te SEMPRE tudo de bom e que à semelhança do que desejamos para a nossa Madalena, também desejamos que o tempo passe por ti bem devagar para podermos aproveitar cada momento, por mais pequeno que seja.

És uma Linda Menina com um sorriso de ouro... ou será a chucha a luzir?

Beijinhos muito grandes neste dia tão especial dos Tios e da Prima.

Anónimo disse...

Ohhhhhhh Inês, que lindo!!!!! Adoro quando as tuas meninas fazem anos, pois escreves sempre coisas das que nos fazem rir e chorar! Parabéns a toda a família, em especial à Ritinha! Beijinhos nas bochechas, Clo

Umbigo disse...

obrigada Família Pinipon, adorei as vossas palavras. : )

obrigada Clô, um beijinho tb para ti.

bertioz disse...

PARABÉNS!!!
Que contes muitos anos felizes como os que passaste até hoje.
Beijinho especial à Rita e à família que a faz assim tão especial:)

Umbigo disse...

obrigada Patrícia : ***

Marta disse...

Muitos parabéns!
Um dia muito feliz para a Ritinha, um beijinho especial para a mamã.

Anónimo disse...

Muitos Parabéns para a Ritinha e também para ti Inês.
Que continuem sempre com esses lindos sorrisos.


Beijinhos,

Patricia e Gui

Anónimo disse...

Muitos Parabens à Ritinha, e á mamã e ao papá...
Beijinhos
Pat G

Anónimo disse...

Bem por pouco a lágrimita n desceu - realmente por mts ou lgumas dores de cabeça que nos possam dar não há nada melhor na vida que os nossos filhos.
Bjs gds para todos e principalmente para a ritinha q tb adoro!
Catarina

Umbigo disse...

obrigada a todos pelas doces palavras. um beijinho!

Anónimo disse...

A Rita é essa miúda cheia de mimo que se desfaz em sorrisos e tem a mania que é a mais fofa? Ah sim , tenho uma ideia...e faz 3 anos a malandra? Boa, boa, com bolinho de moranguinho feito pela mamã e tudo.
Então parabéns e nada de lamber os dedos (este recado inclui sobretudo a mãe da aniversariante..).
O Chapéu das Festas

Ana Barata disse...

Ó Nica! As tuas descrições são lindas!
Que belo retrato... de família!
Muitos parabéns!

Unknown disse...

Bolas que fico sempre com uma lágrima no canto do olho. Ainda bem que só tens 2 filhas.
Muitos parabéns à Ritinha. Já está tão crescida, já faz tanta coisa e ainda só tem 3 anos.
E um beijinho muito grande à mãe também. Ah. E um maior ainda à Joana. Não queremos voltar a ter o drama da Rita versão Joana. :)
Muitos beijinhos a todos e muitos parabéns.
Yolanda

ASG disse...

Parabéns Ritinha! E parabéns Inês pelo texto terno, doce e divertido que escreveste... é por isso que não me canso de vir aqui bisbilhotar ;) Beijinhos gdes,
Soraia

Menina Rabina disse...

Realmente Inês, as descrições que fazes das tuas meninas são fabulosas! Inspiram-me e comovem-me!
Um beijinho grande!