31.7.09

A Rita

que ainda tem bochechas fofinhas de bebé e barriga espetada estilo Biafra (que para mim é o supremo sinal ainda da bebezice) entrou na fase dos cocós, rabos e pilinhas. Se estiver avariada com sono e com ataques de riso então mete cocó frase-sim frase-sim. Agora ela é a Rita Ranheta e a Joana Cocó e eu e o Nuno prefiro nem divulgar aqui.

Mas o feitio anda uma desgraceira. É o seu alter-ego como diz uma amiga, porque ela que é mansa, mansa, mansa e bem diposta a maior parte do tempo anda agora zangada, completamente do contra, teimosa como um burro, respondona, muito muito impaciente e com dotes para a peixeirada. No outro dia não queria ir tomar banho. Depois de muita paciência lá a consegui enfiar dentro de água e ali ficou na piscina a brincar. Passado um bocado, ouvi um murmúrio fui espreitá-la às escondidas e com voz repetitiva dizia: a mãe é má, a mãe é má (carregando no com sons guturais). Isto vezes e vezes seguidas. Fez-me lembra aquela cena do Shining:
redrum (as coisas de que eu me lembro).


Depois lá amansa e entra na espiral do disparatinho. Mais divertida mas não menos desesperante. Com a Joana a dar backup parece uma casa de malucos. Mas o mau feitio trouxe-lhe uma criatividade empolgante e é vê-la horas e horas a desenhar sem fim. Folha e folhas com desenhos novos, variados e perceptíveis. Manda-me embora quando está a criar a parece daqueles artistas loucos rodeados de material, folhas, canetas, tesouras e ela ali mergulhada na sua "arte"

Este último mês na escola em modo-férias esteve em constante convívio com miúdos dos 3 aos 9 anos, coisa que não aconteceu durante o ano lectivo em que os pequeninos estão num recreio só deles. E pode ser bem daí que vêm as respostas tortas e o mau génio em geral. Até brinco com ela e pergunto-lhe Quem és tu?! O que fizeste à minha Ritinha?! Tu és a Francisquinha, devolve-me a Rita por favor!! e ela fica danada Não xou nada, xou a Rita. Xou a Rita. Xou a Rita!! e remata com mais um som gutural.

Ou as férias a vergam ou vai ser divertido.

2 comentários:

Menina Rabina disse...

Acho que o contacto com meninos mais velhos (sem ser os irmãos) lhes faz estes efeitos... agora ao ler este teu post começo a ver porque é que a Marta está também respondona... se calhar é do contacto com meninos mais velhos...
Acho que estamos todos a precisar de uma belas férias :D

Catarina Trindade disse...

Lindo...estou desejosa de ver esta fase!!!!lol
Bjocas