9.1.07

Tenho insónias

desde sempre. Porque sou uma pessoa que não consegue desligar o botão quando vai dormir. Mesmo que esteja aos caídos, só o facto de saber que tenho que adormecer, faz-me ficar desperta. Mas se souber que no dia seguinte não tenho hora para acordar, o que acontece pouco hoje em dia, aí caio para o lado mal me enfio na cama. É tudo psicológico e o pior é que quanto mais quero adormecer, menos consigo. O corpo pede, mas a cabeça não pára e então faço a revista ao dia que passou, enervo-me com o que correu mal, penso nas milhares de coisas da minha lista, e pior pior é quando começo a ficar com fome. Aí vagueio entre várias comidas desde o arroz de marisco, ao fondue, passando por bolos e massa crua. E chego mesmo a pensar em levantar-me para ir cozinhar. Depois tudo me incomoda, a luz das horas do vídeo, o calor do édredon, os barulhos dos vizinhos, a cama que é estreita. E mudo de posição muitas vezes. E penso em acender a luz para ler, mas não, isso ainda me desperta mais. E todas as pequenas neuras ou pendentes que tenho adquirem uma dimensão gigante a essa hora. E acho a cama a coisa mais desconfortável do mundo, quando de manhã me parece a coisa mais deliciosa.

Penso que toda a gente está a dormir menos eu. E irrito-me cada vez mais. Passo noites inteiras nisto e não há cházinhos que me valham.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sofri de insónias durantes anos. E é mesmo isso que descreves: uma irritação crescente pelos pensamentos que não cessam, que cansam, que incomodam.
Ainda as tenho às vezes mas já são diferentes.
Não havia chás ou comprimidos que me valessem. Só mesmo uma psicoterapia longa me fez relaxar para as muitas coisas da vida, inlusivé para dormir. Porque pode aprender-se a relaxar e a desligar esse botão. :)
Bjs!

Umbigo disse...

é q é de ir às lágrimas. mas normalmente nunca me levanto,fico ali naquela ira até adormecer. e é mesmo assim, se durmo pouco uma noite e ando o dia todo cheia de sono e só penso, logo à noite vão ser 5 segundos até adormecer. pronto, estrago tudo. chego à cama com aquela urgência de adormecer para conseguir compensar e se passam 5 min e não adormeço, aí começa o tormento. e é tudo igual outra vez. tudo psicológico mesmo.

Anónimo disse...

Eu cá não tenho insónias para adormecer. Só tenho insónias depois de adormecer.Experimenta pensar no Benfica. Nos casos raros de insónia, faço jogos verbais. Há dias, pus-me a pensar em palavras antes de Abel no alfabeto: Abdul e Abdias! Uau! Abacate e abacaxi! Uau!
O Carmelita da Reboleira em trânsito para a Buraca

Anónimo disse...

Pois, andamos na mesma... e o meu caso num é cansaço nem resmas de coisas pra fazer, pq até tou desempregada, é mm a falta dessas coisas todas juntamente com o desespero e a incapacidade a aumentar cada vez q deito a cabecita na almofada.
Já experimentei o contrário como tu tb, uiiiii. Enfim, nunca tamos contentes com nada... qual delas a melhor das piores? lol
Bjocas