17.4.08

Hoje sonhei que estava a sonhar.

Sempre fui fascinada por sonhos e houve uma altura da minha vida em que os escrevia. Na Faculdade fiz alguns trabalhos sobre o assunto e comprei vários livros com os significados de cada um.

Sonho muito que me caem os dentes e sempre ouvi dizer que simbolizava "morte de parentes" (mas nunca relacionei tal coisa). Um dos sonhos mais frequentes que tenho começa por ser um sonho normal, nada de estranho, excepto a pastilha elástica que tenho na boca aumentar drasticamente de tamanho ao ponto de me começar a sufocar e não a conseguir tirar porque se colou a todos os cantinhos da minha boca. Acordo sem ar.

Sonho também com perseguições, nunca vejo a pessoa que me persegue, mas é sempre numa escadaria de um prédio, em que eu corro pelas escadas abaixo e sei que vem alguém atrás de mim. É o pior sonho que posso ter. Aflitivo.

Outras vezes tenho sonhos agradáveis, em que estou com uma Avó que já cá não está e quando acordo, acordo feliz porque foi tudo muito real e sinto mesmo que estive com ela. Sonho com leões dentro da minha casa a 5 cm de mim e sonho com acidentes de avião em que sobrevivo sempre, mas sinto o estrondo da queda, o cheiro a queimado, a dor de ter ficado ferida.

Hoje o sonho não era muito agradável e quando acordei do sonho dentro do sonho, fiquei aliviada. Porque afinal era um sonho e nada daquilo estava a acontecer. E foi tudo muito real, estava na minha cama, sem estar numa divisão maluca, daquelas que são um conjunto de várias divisões que conhecemos com pormenores insólitos e estava a comentar com o Nuno o sonho que tinha acabado de ter. Mas afinal o sonho continuou. Porque era um sonho dentro de outro sonho. E foi confuso.

11 comentários:

Ana Barata disse...

Ó Nica! Q engraçado! Fez-me andar para trás no tempo, qd comentávamos os sonhos, uma vez li um livro, sobre o tema, que me emprestaste! Eu tb gostava de saber o seu significado. Às vezes acordo com a sensação que me fartei de sonhar uma coisa e não me lembrar irrita-me! Outras lembro-me ao longo do dia várias vezes. Aconteceu-me há dias sonhar que tive um bebé! Imagina! E nasceu quase sem eu dar conta! O que quererá dizer isto??

Umbigo disse...

Deve significar que está prestes a "parir" :) um projecto novo, uma vida nova. (e até é verdade, n acha?)

Lisa disse...

hhihiihhi
ola minha amiga, essa do escrever os sonhos lembro-me pq começou na epoca q andavamos juntas na escola ehehe
eu tenho sonhos que me "perseguem" desde sempre... ser engolida pelo mar, numa praia em que a areia é inclinada e vem uma onda e n consigo escalar a parede da praia e sou tragada... as vezes sonho que estou a cair.... mas em vez de me estatelar no chao dou ordens no sonho e começo a voar hihihiih
e é assim.... agora sonhar dentro de um sonho, é mto rebuscado... acho q nunca me aconteceu...
bjinos mil

Menina Rabina disse...

Este é um tema que sempre me suscitou muita curiosidade! Uma vez sonhei que uma colega minha estava grávida e contei-lhe... passadas poucas semanas disse-me que o que eu tinha sonhado era verdade :) Houve um outro sonho tb marcante, mas no sentido oposto que cada vez que me lembro até me arrepio e não vou contar aqui (é demasiado estranho e até corro o risco de não acreditarem em mim). De resto tb sonho mtas vezes que estou a ser perseguida e corro a fugir, às vezes até tento gritar, mas não sai nada, não tenho força, chega a ser desesperante. Também gostava de sonhar com a minha avó que já cá não está, mas não sei porquê, nunca aconteceu...

Menina Rabina disse...

P.S.: Esse da pastilha elástica é engraçado... não sabes o significado?

Anónimo disse...

Acho q adoramos todas sonhos. E eu sonho tt, meu Deus. Já sonhei várias vezes com a praia e a onda gigante da qual eu não consigo fugir; com tubarões; já sonhei n vezes com as perseguições de alguém quando vou de elevador para casa (normalmente no prédio onde cresci) e há um sonho q detesto - é estar a sonhar que estou a dormir (e os locais onde acontece o sonho são sp coincidentes com os locais onde estou a dormir)e que quero acordar e só consigo abrir os olhos. Não me consigo mexer, nem falar nem nada e para acabar tenho que fazer uma finta ao sonho, fingir que vou dormir e acordar de repente. Sufocante. Sonhos bons e muito bons também tenho muitos e um dos melhores foi o meu passeio a voar pelas escadas do meu prédio com a Sininho (sim aquela do Peter Pan...).

enfim...

É verdade, falando em fintar AMEI os 5-3 de ontem. Esse foi daqueles sonhos que virou rapidamente realidade!!!!

Bjs
Catarina

Anónimo disse...

Os sonhos são um tema muito intrigante, de facto!Ainda bem que foi um sonho e não um pesadelo :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Ana Barata disse...

É Nica! Deve mm ser o parir dos projectos! Boa! Não me tinha ocorrido nenhum significado, menos esse!

Teresa disse...

Eu tb tenho o sonho da pastilha e odeio... mas não fico sem ar, só que não consigo tira-la da boca e sabe mal... eheheh!
jinhos

Anónimo disse...

Finalmente conheco mais gente que tem o sonho com a pastilha elastica!! È horrivel! So conhecia meu marido que tambem tinha, e isso ate antes de a gente se conhecer ja nos tinhamos esse sonho. È horrivel a sensaçao. Querer tirar a pastilha e nao conseguir. Eu puxo e puxo para fora a pastilha mas ela continua a aumentar dentro da boca e NAO SAI! Alguem por acaso sabe o significado disso? TEm que ter algum significado lol.

Obrigado ;)

Umbigo disse...

Olá Isa,

não faço ideia o que significa mas é engraçado saber que mais gente tem exactamente o mesmo sonho, com a mesma sensação horrível. estranhíssimo!
já não tenho desde que escrevi este post. uff! beijinhos