31.7.08

Este ano

a escolha do destino de férias lá fora foi mais complicada. Desde o início que bati o pé que não queria ir para o Brasil, por causa do surto de dengue que houve no Rio e arredores. E Brasil é o nosso destino de eleição. Por ter voo directo (que ajuda quando se vai com 2 crianças ainda pequenas), pela comida descomplicada (que ajuda quando se vai com 2 crianças pequenas), pela facilidade de comunicação (que ajuda quando se vai com 2 crianças pequenas) e por tudo o resto.

Mas o dengue... eu não conseguia passar por cima dessa questão. Vimos 1001 destinos, melgámos como nunca o nosso amigo na agência de viagens, mas ou era longe, ou caro (principalmente destinos na Europa), ou era época de furacões, ou implicava várias ligações aéreas. Estivémos até há uns dias sem saber para onde íamos, coisa que nunca aconteceu.

Até que a minha madrinha (que é especialista em doenças infecto-contagiosas) me elucidou melhor sobre o dengue, principalmente sobre a variante hemorrágica, a que pode provocar morte. Esta só pode ser apanhada se a pessoa já tiver tido dengue pelo menos UMA vez, na sua variante "normal" (a que provoca apenas sintomas semelhantes aos de uma gripe), por isso mais susceptível de ser contraída por pessoas locais e não por viajantes ocasionais (seria um azar daqueles, em 15 dias apanhar-se dengue mais do que uma vez). Além disso, são mosquitos que não gostam de praia nem zonas limpas. Gostam de águas paradas e zonas mais sujas.

Posto isto, aqui vamos nós. Com uma sorte dos diabos ainda conseguimos voo e hotel. Apesar de tudo vou carregada com repelentes e daquelas pastilhas para pôr nas fichas no quarto. Mas vou descansada.

14 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser um Mosquito muito inteligente para saber distinguir quem é local ou não!!

Com Ezalo - Vai-te embora Ó MELGA...!

jk Pini

Umbigo disse...

não é isso. ele não distingue, como é óbvio. o que acontece é que, como viajante, seria uma grande azar seres contaminado DUAS vezes com dengue. em 15 dias, só com muito azar.

o que acontece é que o dengue hemorrágico (o que mata) só se pode desenvolver se já tiveres tido dengue pelo menos UMA vez. é uma mutação do vírus que está dentro do teu organismo. é impossível apanhar dengue hemorrágico na 1ª vez que és picado por um mosquito "dengoso".

e por isso a probabilidade disso acontecer é maior nos locais, que vivem lá e que podem apanhar dengue mais do que uma vez.

get it?
(pensei q me tinha explicado bem, vou rever o post)

Menina Rabina disse...

Explicaste bem! Não se preocupem com os mosquitos "dengosos" e divirtam-se à grande...
Nós vamos ficar um bocadinho mais perto, mas também vamos de avião... só que ainda faltam 15 dias ;)

Umbigo disse...

agora expliquei melhor. já se percebe : )

bertioz disse...

Boas férias :)

Umbigo disse...

obrigada! mas ainda n vou já.

Anónimo disse...

Está super bem explicadinho...

Apenas achei piada à frase "... susceptível de ser contraída por pessoas locais e não por viajantes ocasionais..." lida isoladamente.

Eu é que não me expliquei bem.

jk Pini...

Anónimo disse...

Enfim...se a inveja matasse eu já não estaria aqui!!!
Divirtam-se e diz lá quem é amiguinha???
Catarina

Lisa disse...

oii
sempre que vejo algum amigo a ir pro Brasil fico triste, :(
Por acaso n vais pra minha terra?
Se fores diz...

jinhos amiga

Anjo De Cor disse...

Gostei da tua explicação
...eu estava completamente a leste que o "Dengue" não gosta dos turistas, heheheheh.

Parabéns pela escolha do destino ;)

Bjs**

Anónimo disse...

Ai as tapiocas!!!!!!!!

bjnho

Carla

Umbigo disse...

anjo de cor, mas o dengue tb gosta de turistas. há turistas que apanham, mas não morrem disso, pq se apanharem pela 1ª vez é só a versão soft : )
agora se já tiveram dengue uma vez, já correm um risco significativo.

bjs!

elisa, vou para a praia do forte e não para fortaleza. bjinhos!

catarina, quero ver as fotos para aguçar o apetite!

eu disse...

Boas férias e don´t worry !

Anónimo disse...

Fui para a Praia do Forte quando estava grávida do Francisco! Adorei e vim de lá também grávida de pão de queijo... aliás, tudo lá é delicioso!!!
As meninas vão adorar ver as tartarugas bebé!
Ah, e eles deixam nos quartos um spray repelente do Dengue!!!!
Bjs, Clo