9.10.08

As manhãs aqui em casa

são um bocado caóticas. A coisa até podia correr melhor se as levantasse mais cedo, mas teimo em ter pena delas e querer que elas durmam todos os minutos a que têm direito. Já lá vai o tempo em que para ir trabalhar punha o despertador não para as 9h mas sim para as 9h03. Aqueles 3 minutos eram preciosos.

Elas têm que chegar à escola às 9h30 o mais tardar e acordo-as perto das 9h. Esta manhã roubei-lhes 5 minutos porque ontem não correu lá muito bem. A maior parte das vezes a Rita já está acordada, mas fica na ronha. Antes disso, tomo eu banho, preparo os lanches das duas, os leites, e ponho em colherinhas os remédios matinais (as vacinas e afins). Depois é a parte mais difícil: arrancá-las da cama.

Vou primeiro à Rita que me vira as costas, empina o rabo e enrola -se mais na fralda de pano e nos lençóis. Vou à Joana que estrabucha, embirra comigo porque falei e tapa-se toda com o edredon. Volto à Rita que ou está de pé na cama a atirar tudo cá para fora ou então adormeceu. Abano-a, pondero um baldinho de água fria mas acabo por começar a vesti-la ainda dentro da cama. Acorda definitivamente com as toalhitas geladas no rabo.

Entretanto a Joana já anda às cabeçadas pelo quarto a tentar pôr-se de pé e pede-me colo. 22 quilos de colo até ao meu quarto e enfia-se na ronha na minha cama, Panda ligado. Devora o leite, não sei como se aguenta à bronca com um canecão de leite logo assim de chofre. Entretanto a Rita já está no quarto da mana a abrir as tintas e põe-se a pintar. Os dedos, o pijama e às vezes, quando calha, umas folhas. Biberon na mão, mas não na boca. Acaba com um iogurte no bucho já quase ao pé do elevador.


Começo a vestir a Joana que com a preguiça não se mexe. E depois visto a Rita em andamento pela casa, aos bochechos, porque quer ir fazer xixi ou brincar com a cozinha. A Joana de repente também quer xixi e vão aos tropeções, calças pelos joelhos corredor fora para ver quem chega primeiro à sanita.

Depois é acabar de vestir, penteá-las, impôr-me para não serem elas a escolher ganchos que não condizem com a roupa ou roupa que não condiz com os ganchos. Esperar pelos xixis, obrigá-las a lavar os dentes, zangar-me para que lavem os dentes, acabar por lhes lavar eu os dentes. Mudar as batas porque se molharam todas enquanto lavavam os dentes.

Conter embirrações porque não querem pão com fiambre para o lanche ou porque nunca compro daqueles iogurtes com smarties. Calçar sapatos às prestações e ala que se faz tarde.

Benditas corridas entre as duas de casa para o elevador, do elevador para a garagem, da garagem para o carro e do carro para a escola. Aqui ganho uns quatro minutinhos com a competição. E não tenho que dar colo a ninguém, o que é muito bom.

Cheia de calores mas em meia hora estou despachada e se não apanhar trânsito como é normal, em cinco minutos estão na escola. E vão tão bem dispostas para a escola, que o resto do meu dia só pode correr mesmo bem.

6 comentários:

Anónimo disse...

ai inês... até fiquei cansada!
mas ainda bem que a ritinha está a adaptar-se.
beijinho,
marta f.

bertioz disse...

ahaha
eu pensei o mesmo que a marta f.
ufa... até fiquei cansada!

Anónimo disse...

Podem crer...acabei de ler e disse q canseira. E queixo-me eu só com a Bá, que moramos na rua do Colégio e acordo literalmente 2h antes dela ter de estar no Colégio. Acordo-a a ela 1h antes de ela entrar e mesmo assim ando stressada. Nessas alturas as vontades são todas feitas, queres colo, toma colo; queres q eu dê o iogurte á boca (sim pq leite de manhã é raro) toma, eu dou; queres levar bandeletes e croas a piscar na cabeça, então leva.O importante mesmo é q ela chegue a horas ao Colégio e com o mínimo nº de berros possíveis (o q eu faço para me conter). Já bastaram 3 anos seguidos de atrasos sem justificação - trânsito na rua???? Ninguém acreditaria.
Bjocas
Catarina

Teresa disse...

tudo isso em meia hora? só? eheheh!
jinhos

Menina Rabina disse...

É uma trabalheira! E eu só tenho uma... às vezes ponho-me a pensar como será com 2... obrigada pela tua descrição... era mais ou menos o que eu imaginava... acho que é melhor ponderar a vinda do 2º! eheheh

Umbigo disse...

é um bocado caos, mas por minha culpa q as acordo à tangente. acho q Às tantas eu gosto deste caos.
qual ponderar qual quê! venha o 2ª. é lindo ver a relação entre irmãos. gosto tanto. um beijinho