15.4.09

De regresso

do Norte onde palmilhámos 2000 quilómetros em 5 dias (incluindo viagens de ida e volta). Corremos o Douro e Trás-os-Montes de uma ponta à outra. Muitos rios, muitas pontes e barragens, muitas aldeias históricas todas em xisto, com castelos e Igrejas castiças, muitas paisagens de cortar a respiração porque o Norte é mesmo lindo de morrer.

Fomos tarde para as amendoeiras que já estavam praticamente todas despidas de flores. E fomos cedo para ver as encostas cobertas de verde das vinhas, que nesta altura ainda estão a começar a romper e por isso a cor base é o castanho. Mas a paisagem é linda na mesma. E é engraçado como quintal-sim quintal-sim há vinhas cultivadas.

As meninas adoraram o passeio. Apesar de tantas horas passadas dentro do carro com muitas curvas à mistura, que por ali não há 100 metros a direito, elas nunca se queixaram, desde que fosse a tocar sempre um disco delas. Levei quinhentos, claro e foram vitais para a sanidade mental de todos. Apesar de chegar ao fim das férias e já vomitar Mamma Mia por todos os poros. Mas elas iam felizes e nós também.

Paragens obrigatórias quando encontrávamos uns spots só para nós ao pé de um rio ou de uma cascata onde fazíamos pic-nics ou desentorpecíamos as pernas e a cabeça. Houve um que até tinha um parque infantil só para nós, à beira de um lago, que caiu do céu depois de algumas horas dentro do carro. Foi perfeito.

Terras preferidas: Pinhão e toda a zona do Douro, incluindo a passagem pela ponte por cima do rio Tua, cuja vista é um verdadeiro assombro (no bom sentido), Bragança, Torre de Moncorvo, Trancoso e depois as aldeias históricas de Marialva, Castelo Mendo e Castelo Rodrigo que deixaram saudades.

Justify Full
Em Foz Côa fomos ver as gravuras rupestres que me surpreenderam pela positiva. Este dia foi muito giro, pois fomos num jeep para o Parque do Vale do Côa, passámos por cima ou melhor, dentro de um rio e as miúdas ficaram em completo êxtase. Há três pontos de gravuras e nós só fomos ver um deles. Dava para ver claramente os desenhos de há 20 mil anos atrás e o sítio era lindíssimo.

Fora os ataques de parvoeira nos restaurantes que lhes davam de vez em quando e as noites cheias de tosse da Rita e consequente "madruganço", as meninas andaram umas queridas e foram umas super-companheiras de viagem. Achei que se iam aborrecer de morte, mas enganei-me. Agora já tenho saudades. Apetecia-me estar no laró outra vez. Só pedia mais umas horinhas de sono.

Este Castelo tinha um pequeno altar e como não estava ninguém por ali brincámos um bocadinho à Bela Adormecida. Fomos todas "Pincesas" claro está e o Pai foi um Príncipe à altura.

8 comentários:

Unknown disse...

Muito giras as fotos mas sabes que tens 1000 pessoas à espera da novidade e umas tantas a torcer para que eu tenha adivinhado. Muito gostamos nós que os outros tenham bebés!!!!

bertioz disse...

Lindas...
e que linda bela adormecida de fraldinha:)

Aquela em que a Rita está de pernas para o ar está o máximo...

o Norte é sem dúvida de cortar a respiração, especialmente quando está por nossa conta.

Anjo De Cor disse...

Lindas fotos e belo passeio ;)
Voces fazem uma familia linda ;)
Bjs

Menina Rabina disse...

Que belo passeio!

Anónimo disse...

Bem após o comentário da Bá a perguntar-me "pq é q a Inês faz fotografias só para mim???????" - lindo!!!! tenho a dizer-te q a minha zona favorita do norte é o Douro. Mt lindo mesmo e gds fotografias. Adorei a cena das Belas Adormecidas e claro o Principe deve ter ficado mt pouco babado!!!
Catarina

Ana Barata disse...

Belos retratos Nica! Que paisagens maravilhosas! Como eu gosto do norte, as cores, os altos e baixos, curvas onde há sempre uma surpresa melhor que a anterior!
E vocês fazem na verdade um verdadeiro retrato de família!
POR MUITOS E BONS ANOS!

Xana disse...

Onde fica o castelo do fim? Parece-me que o reconheco! :)

Umbigo disse...

Olá Xana,
é em Castelo Mendo, uma aldeia histórica no Norte.