19.11.09

Hoje fomos à vacina.

Eu e a Rita já não apanhamos gripe A. Fomos as duas aconselhadas a tomar, eu por ser asmática, a Rita por ter problemas respiratórios. Andamos há semanas a hesitar. Ouve-se tanta coisa, tantos disparates que nos deixam com a pulga atrás da orelha. E o que é facto é que a vacina tem riscos. Mas riscos que todas as outras vacinas têm e que nós damos aos nossos filhos sem pestanejar. A BCG por exemplo foi das mais polémicas e a da Hepatite B também deixou os médicos desconfiados quando apareceu. E lá estão elas agora no Plano Nacional de Vacinação.

Em relação à Rita os médicos foram peremptórios em afirmar que ela tinha propensão para desenvolver complicações respiratórias por causa de todo o historial que tem. E as complicações respiratórias neste caso podem ser pneumonias gravíssimas que muitas das vezes não se conseguem curar com antibióticos. E entre o risco dela apanhar gripe A e ter uma complicação destas e o risco dela desenvolver um efeito secundário grave por causa da vacina, o primeiro lado tem mais probabilidades de acontecer e por causa disso tomámos a decisão de seguir e confiar nas instruções dos médicos.

No meu caso também fui aconselhada a vacinar-me pois um asmático, mesmo que seja um asmático leve, tem também mais propensão em desenvolver complicações. Até me podia passar ao lado, mas prefiro não arriscar.

99% de mim está descansada. 1% de mim tem algum receio. Mas já está. Agora tenho é que deixar de ver os telejornais.

20 comentários:

bacalhaudanoruega disse...

Olá Inês! Acho que tomaste uma boa decisão. O Stefan foi vacinado à mais de uma semana e não teve nenhum efeito secundário, existe um alarmismo enorme à volta desta vacina, mas aqui na Noruega todos os grupos de risco e crianças em idade escolar foram vacinados e não há nenhum caso de efeitos secundários graves. Os meios de comunicação ajudam muito nesta histeria e o que nós mães precisamos é tranquilidade, já nos basta com tudo o resto que nos temos de preocupar. Beijokas, Adélia

Anónimo disse...

Acho que a vacina não é a mesma, em Portugal e nalguns países da Europa... acho!

Não para opinar se fizeste bem ou mal em tomar, apenas pela comparação com a vacina na Noruega.

Só cá vim para ver as news :))

Beijoca grande!
Ana
(MAçúcar)

Marta disse...

Parabéns!
Anda tudo a recusar vacinar os filhos. Precaução ou negligência?
Eu estou grávida e tenho uma filha de quase 4 anos.
O obstetra aconselha a vacinação, o pediatra, não...
Ainda não a tomamos, eu pelo tempo de gestação, ela porque ainda não é abrangida nestas primeiras fases.
Bjs

Umbigo disse...

obrigada Adélia. é isso mesmo. : )

Ana,pois não sei,na Noruega é a Pandemrix?


se estivesse grávida, vacinava-me tb. o pediatra da tua filha não aconselha porque está desconfiado da vacina ou porque acha que não é necessário?

Marta disse...

Um pouco das duas coisas. Encara esta gripe como outra qualquer (e vacionou-a para a sazonal) e não confia na vacina da gripe A.
Mas a nossa última consulta foi antes de a campanha de vacinação começar, quando chegar a "vez" da Inês, voltarei a falar com ele, terá que me "convencer" a não vacinar se a sua opinião se mantiver.
Ele é um pediatra muito experiente, tenho plena confiança nele, mas a última palavra e responsabilidade é sempre nossa...
Beijinhos

Anónimo disse...

Nos EUA a Pandemrix foi proibida por ter adjuvantes, em Portugal optou-se por se dar a Pandemrix, mesmo sem estudos em grávidas relativamente à vacina com adjuvantes... em frança e espanha as grávidas podem escolher entre tomar a vacina com ou sem adjuvantes... contudo acho um pouco absurdo sermos "nós" a escolher a vacina com ou sem adj., pois acho q nem toda a gente tem a noção do que isso é... creio que "acelera" a imunidade...

o meu único receio é exactamente o facto de haver estudos concretos em grávidas... e se só avançaram com vacinas a crianças a partir dos 6 meses... então e fetos?

mas commo não gosto muito de opinar sobre aquilo que não tenho a certeza do que estou a falar... o que é certo é que muitos médicos se recusam a tomar... por isso vamos viver sempre nesta incógnita!

beijocas doces!
Ana
(MAçúcar)

Anónimo disse...

já estou a abusar nos comentários :))

mas já viram o que pode acontecer? Mesmo sendo 1 num milhão não é de ignorar... e já não é 1 num milhão, já são dezenas de casos...

http://www.youtube.com/watch?v=mScGC7nFDxM

Beijos!
Ana

Umbigo disse...

ai oh Ana, please, preferia não ver estas coisas agora que já tomei a vacina!

sobre o adjuvante só sei que permite fazer uma vacina com menos carga vírica. mas penso que a vacina da gripe sazonal também tem.

Anónimo disse...

oh... se soubesse tinha ficado quieta, pelo 1º comentário!!

mas como foi muito falado pensei que possivelmente já tinham ouvido falar pelo menos...

mas há mais, queres que te envie? :)))) tou a brincar... (mas há)

sorry :(
Ana

Umbigo disse...

nunca tinha visto mas pronto, também não vou ficar a pensar nisso. (ou vou tentar, porque me impressionou).

mas são os tais "efeitos adversos" que lemos nas bulas dos medicamentos que tomamos e nos quais nem pensamos muito.

mas já está, já está. e não há-de acontecer nada.

beijinho : )

Anónimo disse...

claro :)

senão tens de te habituar a subir escadas de costas

(desculpem, eu sei q não se brinca com coisas sérias!)

Beijos!
Ana

Lisa disse...

eu se n tivesse gravida tomava ... mas gravida nem pensar ... tendo ou n tendo graves efeitos secundarios, as gravidas só podem tomar paracetamol e mm em casos extritamente necessarios .. n irei por em risco o meu filho ... qt a apanhar gripe a, estou em casa, n uso transportes publicos e a unica fonte poderá ser o meu marido, que este estamos a fazer prevenção com equinacia e vitamina c ... seja o que Deus quiser!!!
bjinhos inês ...

p.s. fizeste bem :D

Menina Rabina disse...

Olha eu estou grávida e não tomei... mas tb não quero! Mas também já estou na recta final e tb já estou em casa, portanto a probabilidade de apanhar gripe A torna-se mais reduzida...
A Marta tem 3 anos e meio e felizmente não tem problemas respiratórios, portanto tb ainda não tomou a vacina.
Acho que no teu caso e no da Rita tomaste uma boa decisão!
Claro que não vos há-de acontecer nada!
E é isso mesmo... tomamos outras vacinas e medicamentos sem pestanejar...
Olha não há-de ser nada!
Beijinhos e tudo de bom :)

Umbigo disse...

Ana, estás com um humor negro que vou-te contar ehehehe

beijinhos para as grávidas. : *

bacalhaudanoruega disse...

Sim Inês na Noruega a vacina é a Pandemrix.
A vacina foi dada a todas as grávidas que estão no segundo e terceiro trimestre, que é quando estão mais vulneráveis a complicacões. Só aos bebés com menos de 6 meses e ao alérgicos ao ovo é que não se aconselha levar a vacina.

Lisa disse...

isso é q me faz confusão ... se aos bebes c menos de 6 meses n se aconselha, como é que a vacina dada a gravida, em que o feto recebe tudo que ela recebe não lhe fará mal ... duvidoso n é????

Umbigo disse...

não aconselham porque é um grupo que não foi testado e não por outras razões.
mas sim, percebo a hesitação.

bacalhaudanoruega disse...

Li no outro dia que um bebé norueguês com 2 meses levou a vacina, porque o medico aconselhou e os pais aceitaram. Até agora não teve nenhum efeito secundário. E isso de haver grávidas que perderam o bebé depois de levar a vacina não aconteceu a ninguém aqui. Não acho que se deva atribuir à vacina ou mesmo ao facto de se ter a gripe, todas as mortes que acontecem, na maioria dos casos deve de haver sempre algum outro factor em ter em conta e que os meios de comunicação não estão lá muito interessados em divulgar. O alarmismo chama mais a atenção do público. Não é?

Umbigo disse...

eu também acho. até pq se dizem que morre um feto por dia e se a maioria das grávidas está vacinada, então é normal que essas mortes aconteçam numa mãe vacinada.

Lisa disse...

sim concordo q as tragedias é que vendem jornais e telejornais, infelizmente ... mas pelo sim pelo nao ... lol
vou-me aguentando!!
:D bjinhos