9.11.09

Já há algum tempo

que não falo na Joana e como estão a correr as coisas na escola. Depois daquele susto nos primeiros trabalhos de casa, a coisa começou a encarrilar e agora é um instantinho. Vê-se que tem gosto em fazê-los e às vezes ainda estou a pousar as coisas que trago da rua e quando dou por ela já está à secretária toda concentrada a fazê-los. Quando tem trabalhos aos fins-de-semana, fá-los logo na 6ª feira, sem ser preciso dizer nada. Diz que prefere assim, porque tem medo de se esquecer do que tem para fazer.

Já aprendeu as vogais todas e uma data de consoantes, já escreve frases, já lê uma data delas e já faz ditados. É impressionante a velocidade com que se aprende a ler. Já andámos pelos ditongos e agora andam a fazer divisões silábicas. E depois brinda-me com livrinhos feitos por ela com histórias sobre tomates que passam da Cátia para a Mimi e para a Lili e no fim a Lili até pula e tudo.

No caderninho dos trabalhos de casa, a letrinha é mais bem feitinha que esta, mas os desenhos são de bradar aos céus.
Diz que a professora ralha muito, que grita bastante e que muitas vezes ela e o colega de secretária até põem os dedos nos ouvidos. Coisa bonita sim senhora, a Professora ver-te nessa figura, tu vê lá. Mas não sendo um ralhete dirigido a si, passa-lhe ao lado. No outro dia veio cá para fora. Diz que se riu de qualquer coisa e que a professora a pôs na rua. Teve muita vergonha porque enquanto esteve lá fora, passaram várias pessoas inclusivé a sua educadora. Mas contou-me, o que já é bom. Começa sempre assim: Oh mãe não ralhes, está bem?

Na sala têm um quadrinho com pionéses que dizem respeito a vários critérios que são avaliados diariamente. Comportamento, apresentação dos trabalhos, trabalhos de casa etc etc. O melhor é o verde escuro e depois vai por aí fora pelo verde claro, amarelo, laranja, rosa, vermelho e por fim o preto que é o cabo dos trabalhos. As cores dela têm-se mantido pelo verde escuro e muito raramento um ou outro verde claro. Está na última fila e continua com bichinho carpinteiro, mas estando ao lado de um menino bem comportado, a coisa até tem corrido muito bem.


Está uma crescida, muito responsável. Lembra-se sempre de tudo e do que tem que levar, dos recados que tem que dar e das coisas que eu me vou esquecendo de mandar. É a minha memória externa, que eu agora só com post-its por todo o lado. Gosta de ser a responsável da turma, que tem, entre outras, a agradável função de pôr ordem na casa-de-banho das meninas nas horas dos xixis. Aborrece-se com algumas regras da sala, entre elas a de ter os bracinhos sempre em cima da mesa, cruzados. Nada de lápis a baloiçar entre os dedos e posições com cabeças pousadas nas mãos acompanhadas de ar de enfado. Tudo muito direitinho, parece que estão na tropa. Só lhes faz é bem.

Mas anda feliz. Gosta muito de aprender e vibra imenso cada vez que sabe que no dia seguinte vai aprender uma letra nova. Gosta do recreio dos grandes e para a encontrar lá ao fundo basta procurar a menina mais despenteada da escola. É incrível o estado em que ela fica ao fim do dia. Ninguém lhe dá um jeitinho e a ela não lhe faz mossa ter o cabelo à frente dos olhos. O que me enerva vê-la assim, com o cortinado na cara. Como passa o dia inteiro na sala em sentido, chega ao recreio e são rodas, pinos e futebol com os rapazes. Fica naquele estado descabelado com os atacadores dos sapatos todos desamarrados e a farda toda suja. Os atacadores já resolvi com super-cola3. No meio de um dia intenso de escola e brincadeira, lembra-se lá ela de os amarrar... Ou quando se lembra, põem-nos para dentro dos sapatos, por baixo dos pés. Não estive com coisas, dei 2 nós bem apertados, pus uns pingos de super cola e voilá, sempre um brinquinho.

Adora as aulas de informática e de expressão plástica. Agora quer aprender piano. Só falta falar francês. : )

7 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de ler. Grande Joana! Outra coisa não seria de esperar, até fiquei surpreendida com a reacção inicial. Mas eles entram nos eixos rapidamente. E dar com eles no recreio todos vestidos de igual é um desatino. Às vezes acho que tenho de ir ao oftalmologista, não os consigo distinguir. Qq dia ainda levo outro miúdo qq para casa por engano.
O Chapéu a precisar de óculos

Umbigo disse...

ahahah, podes crer.

Catarina Trindade disse...

Tão giro vê-los assim. A Bá tb encarrilou....precisou de um apertão conjunto Mãe & Miss Lda para fazer tudo perfeito, como ela mesma diz.

Só espero q assim continuem. Até dá gosto!!!!!!

Bjocas

Menina Rabina disse...

Está uma "quexida"! E se ela é assim responsável com os trabalhos de casa e se porta bem nas aulas, até merece vir despenteada do recreio ao fim do dia! É tão saudável brincar ;)

Anónimo disse...

ahahahah a tua cena da super cola nos atacadores é de partir o côco a riiiiir looool :-DDDDD
muntos parabéns à Joana, por tudo! eheh
bjocas inté
Squaw

Anónimo disse...

eheheheh, adorei a capacidade de adaptação da Joana e a inteligência dos atacadores da mãe! os meus andam insuportáveis... ele pq não quer vir pra casa pq não tenho sportTV e, como tal, não pode ver o benfica e ela pq tem 6 dentes a rebentar e só quer é colo! haja paciência... é uma fase, não é? já tínhamos concluído isso... tudo o que é mau é uma fase... chiça!!! ;)clo

Ana Barata disse...

Adorei!!! A tua Joana é fantástica!
as histórias da tua filha, os piones coloridos criteriosamente por critérios (na minha 1ª classe -e já lá vai uma carrada de anos!- havia lacinhos agarrados a alfinetes de ama, cujos eram atribuídos ou desatribuídos, semanaldemente de acordo com as nossas prestações. As cores eram 5 e... NUNCA tive, nem 1 semanazinha, o do bom comportamento!
mas tive os outros todos!
mas não me importei: era verde e eu até já era do benfica!
Bjs e parabéns para a tua admirável invenção de pores cola nos atacadores: até me apeteceu ter filhos pequeninos para usar o teu invento!