17.9.09

Os TPC's. Uma comédia.

Hoje trouxe para casa o seu 1º trabalho de casa. Um entusiasmo daqueles. Dela e meu, confesso. Mas antes ainda brincámos e lá para as 18.30h achei boa hora para ela tratar do assunto para depois começar a ronda dos banhos-jantar-leite-etc-cama. Já sabia o que ela tinha que fazer e pareceu-me bastante simples. Apenas algumas pinturas no livro de Estudo do Meio. Pensei que em 15 minutos ficava despachada. Sim. Pois.

Começou logo a stressar porque não tinha a caixa de lápis igual à da escola. A que tinha em casa não tinha cor de pele e logo aí empancou porque tinha que pintar as caras das miúdas e a alternativa dava às bonecas ar de quem sofria de icterícia. Depois os lápis não estavam afiados. Toca de afiar os lápis. Todos. No meio de tantos afias daqueles que se vão acumulando ao longo dos anos, não havia um que não partisse o biquinho dos lápis um a um que acabaram todos com metade do tamanho.

Depois bora lá experimentar as 500 borrachas daquelas que também se vão guardando mas que vistas bem as coisas, só são giras, porque não apagam nada de jeito. Risca com lápis de carvão e apaga. Não, esta não é boa. Próxima. Naa. Próxima. Assim-assim. A da escola é que é boa mãe.

Depois finalmente a pintura. Todas as bonequinhas tinham que ser contornadas e depois é que são pintadas. Se por exemplo ela decide pintar a boneca com a tshirt azul clara, o contorno tem que ser azul escuro. And so on. E portanto ficava eternidades especada a olhar para a caixa dos lápis a escolher pares de cores para contornar e pintar. Mas quando eu digo eternidades, não estou a exagerar. Tinha que a chamar e trazer de volta à terra. No meio disto tudo decidiu arrumar a caixa por cores. Fantástico. Só me faltava agora um ataque de arrumação. Levantou-se "n" vezes. Pôs música. Foi à casa-de-banho. Mudou o disco. Chamou a Rita para o quarto dela e logo a seguir correu-a. Choramingou. Criticou a cadeira que era muito alta. Foi à janela. Despiu-se. Foi buscar bolachas. Amarrotou o livro. Uma hora já tinha passado e nós as duas à beira de um ataque de nervos. Não havia meio daquilo desenvolver. Dava trabalho e ela não estava para isso. Desesperada com os contornos e eu a rogar pragas à professora, que raio de ideia essa dos contornos, bonecos tão pequeninosm que irritação. Giro giro é pintar. Humpf.

Passado 1h30 decidi interromper para banhos e jantar e ela suspirou de alívio. Coitada, já me dava pena, mas ao mesmo tempo não queria acreditar que lhe estivesse a custar tanto. Ela que gosta tanto de trabalhar e de estar na secretária a pintar livrinhos de actividades.

Depois do jantar ainda se estatelou a alta velocidade contra uma esquina de uma porta e por um triz que não abriu o queixo. Ervilhas congeladas para baixar o inchaço e toca de voltar para a secretária. Mais meia hora e finalmente despachou o filme. Contornou tudo e pintou as meninas com roupas diferentes. Mas estava estoirada. Acabou de pé, rabo alçado, cadeira para trás e farta daquilo. O entusiasmo foi-se. O dela e o meu.

Abriu oficialmente a época dos tpc's. E o tempo que nos rouba, esta brincadeira.

9 comentários:

bertioz disse...

ahaha
foi igual... ou melhor, qd cheguei estavam a meio, porque o Pai não tinha ido verificar se estava tudo acabado ou não... enfim... depois foi o tempo de sermão, de q não brincava sem ter despachado os TPC's e a seguir eu ver o que era e explicar... mesmo drama dos contornos... é o prof de expressão plástica o culpado :) no fim eu estava estafada!

bertioz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Tens de arranjar um estojo com o mesmo material que ela tem no Colégio. Idem para os lápis de cor. Assim não há dramas. E quandos se tem outros filhos? Fiquei com a sensação de que o V. não terá atenção nos próximos tempos ... Beijinhos
Sofia

Menina Rabina disse...

Bem! Que filme! Nem quero pensar nisso!
É até entrar na nova rotina ;)

Umbigo disse...

é verdade Sofia, já tratei disso. agora só pode melhorar.

Patrícia, estou contigo na tua dor ahahah

Anónimo disse...

ahahah nota-se q num foi fácil através dos cabelos lol: na 1ª foto, provavelmente no início, está assim toda penteadinha; na 2ª foto já tá meia "descabelada", pelos cabelos com o TPC :-D eheh
bjocas
Squaw

Catarina Trindade disse...

Lindo...o que me ri. É tudo tão igual. Leiam o meu blog e vejam tb a minha aventura.
De resto, amanhã vou para Continente comprar uma caixa de lápis de cor, com mtas cores porque não pode trazer os lápis do colégio para casa. Eu que até tenho um estojo igual ao do colégio em casa. Como me fui esquecer dos lápis?????

Lipa disse...

Ai, isto não foi uma comédia foi um drama! Ainda me faltam 2 anos para chegarmos a esta fase mas acho que vamos ter sessões semelhantes cá por casas :/ E a professora tb não podia ter escolhido uma coisa mais simples para os 1os TPCs? Assim os miúdos ficam logo traumatizados :P

bjs

(comento muito pouco mas adoro o teu blog e o teu humor tb ;))

Ana Barata disse...

só me vem à cabeça: coitadinhas! (mãe e filha, claro!) ainda por cima a cachopa parece que sai à mãe: tudo muito perfeitinho!
mas vocês vão ultrapassar isso! na boa!
bjs!