11.3.10

iiii

A "pinchêja" faz hoje 4 anos e continua do mais coquete que há. Vive num mundo cor-de-rosa e já me disse até que queria ter olhos dessa cor. Adora coisas de princesa e coitada, ainda não lhe fiz a vontade de a vestir assim no Carnaval. Shame on me. Mas tem uma série de pirosadas para vestir dentro das quatro paredes da nossa casa e a primeira coisa que faz quando chega a casa da escola é pôr uma das suas coroas na cabeça. A partir daí sente-se completa.

Muitas vezes dorme com ela na cabeça, com óculos escuros, três bonecos (o coelho, o xuxu e o dibo) e uma fralda de pano. Se acorda de noite e não sente tudo ali por cima dela, não consegue voltar a adormecer. No outro dia apareceu-me eram 7 e pouco da manhã no quarto, ainda tudo a dormir, e ela já artilhada de coroa, óculos escuros e carregada de bonecos. Até me assustei com o estaminé. Adora a sua cama grande, mas dorme no buraco entre a parede e o colchão. Um dinheirão que nos custou o colchão e a miúda enfia-se no buraco.


Adora banhos de imersão e sai sempre encarquilhada até ao tutano, mas ainda berra horrores para lavar a cabeça. É só uma pinga entrar no ouvido e está o caldo entornado. Mas depois é capaz de dar mergulhos na maior. É só para chatear. Faz parte, o colapso nervoso à hora de lavar a cabeça.


Detesta as aulas de ginástica na escola. Depois até corre relativamente bem, apesar de estar hiper-sensível e abrir a goela se lhe cai um gancho, mas de manhã é uma fita daquelas para vestir o fato de treino. É azul escuro. Se calhar é aí que está o problema. Se fosse rója...

Adora brincar às escolas e ser a aluna nova. Eu sou sempre a aluna mal-comportada que lhe faço a vida negra e a Joana, claro, a professora que até dá reguadas. Medo.


Tem períodos do dia em que fala à bebé. É uma mimalhice e ainda por cima como sabe que nos chateia, ainda faz pior. Depois esquece-se e fala normalmente. E fala tão bem. Quando lhe dá para emancipação decide que é um dia especial e que vai fazer tudo sozinha. Dura aí um minuto se tanto, mas é anunciado com grande pompa e circunstância. Mesmo assim lá se vai vestindo sozinha a seguir ao banho e põe ela o cinto de segurança quando está para aí virada. Mas a comer é que é uma preguiçosa do pior, e acabo por lhe dar a refeição toda à boca para me despachar. Tenho que começar a deixar-me disto. É preguicite aguda pura.

Continua muito gulosa e é uma luta diária porque quer pastilhas todos os dias quando sai da escola. Adora sushi e isso sim, come sozinha e com pauzinhos (com elástico). Quando faz cocó faz-me ir lá sempre ver se é "cocó do bom ou diarreia". Já é um clássico. Diz boa fixe quando quer dizer bueda fixe e continua a deixar um rasto de desarrumação por onde passa e faz-se sempre de desentendida quando é para arrumar.

Está sempre ferrada a dormir de manhã durante os dias de escola mas ao fim-de-semana acorda cedíssimo, ainda mais cedo que durante a semana. É um fenómeno que eu gostava que alguém me explicasse e que me irrita solenemente.

Continua muito meiguinha, gosta de dar beijinhos melosos e de dizer que gosta muito de nós. No outro dia apontou para uma parte da minha banha.. quer dizer, barriga e disse que quando estava na minha barriguinha, ali na zona do baço era a sala, no fígado a casa-de-banho e perto do estômago o quarto. É muito muito doce. E adora que conversem com ela e lhe dêem atenção exclusiva. Se lhe derem uns pincéis e tintas para as mãos e pintarem com ela, então é o sonho.

Faz hoje 4 anos e vai ter tudo cor-de-rosa na sua festinha com a família. Mas antes, vermelho e branco. Vai à Catedral pela primeira vez ver o glorioso. E ai que haja desfeita!

16 comentários:

bertioz disse...

PARABÉNS RITA... e hoje lá estaremos colados à Televisão às 8 da noite:)

pronto... e à Mãe e ao Pai (q senão ele fica zangado eheheh)

Anónimo disse...

Muitos parabéns à Rita e à família toda!!!!!

E esperemos que o Benfica ganhe.

Beijos,
Sofia G.

Anónimo disse...

Parabéns Rita!

Um dia muito, muito feliz!

Beijinhos,
Marta Susano

bacalhaudanoruega disse...

Muitas parabéns Rita!
Espero que tenha um dia divertido e feliz C-:
Os teus posts são sempre tão giros.
Beijinhos,

SAF disse...

Muitos parebéns pela tua princesa cor de rosa!!!
Quanto ao benfica o meu coração de lagarta simpática torce por ele, afinal o meu marido e pai das minhas crianças é lampião!!

psilva disse...

LINDA!
Muitos parabéns e que tenham um óptimo dia.
Bjs

Marta disse...

Muitos parabéns para Princesa Rita!
Um dia muito feliz.
Beijinhos

Menina Rabina disse...

Muitos Parabéns à Ritinha!!!
Beijinhos

Lisa disse...

que prenda tao gira eheheh
:P
parabens aos 4 aninhos ... tao bom!!
e o bolo? cor de rosa?
bjinhos e um feliz dia!

Anónimo disse...

Isso não se faz à menina. Logo no dia dos anos, credo, que pessoas terriveis...a menina é coquete, devia ir ver as princhejas, de coroa e luvas de cetim. Roja, claro. E não um bando de marmanjos suados e mal vestidos de encarnado. A menina é linda, parabéns à menina. Os papás é que são criaturas transtornadas, deixa lá querida, esqueceram-se de tomar os medicamentos.
O Chapéu lagartão

Filipa disse...

Parabéns à Ritinha!
E à mãe, claro!!!

Fica linda de "pincheja rója"!

O Benfica marcou um golo neste preciso minuto, mais um presente para a princesinha!!!!!

Bjs

Filipa

Catarina Trindade disse...

Ao menos que tivessem pedidos aos marmanjos q vestissem o seu uniforme rosa!!!!

Mts PARABÉNS Princesa!!!!

Anjo De Cor disse...

Parabéns a Ritinha, tem mesmo jeitinho de princesa ;)
Beijinhos*

Umbigo disse...

Obrigada a todas pelas vossas mensagens de parabéns! beijinhos da Ritinha!

Anónimo disse...

Mais uma vez, adorei o texto, as fotos, tudo! Mas onde foi buscar tanta coderójice????? Eu não te imagino assim em pequenina... ;) Beijoooo Clo

1gota disse...

Parabéns à Rita! É uma verdadeira princesa :)

:*