20.4.10

O balanço da neve

para a Joana foram 7 pontos no queixo e um dente definitivo que voltou a enterrar-se na gengiva. Agora está óptima, tirou os pontos no domingo pelas mãozinhas pacientes da avó Bia. O dente ainda vai ter que ser visto. Só estou à espera que tudo sare dentro da boca para a levar à dentista, mas quase de certeza que vai ter que usar um aparelho para o endireitar.

Foi no último dia, antes do regresso, última pista, última descida. Eu estava cá em baixo com a Rita que só queria era brincar na neve, com as forminhas e pás da praia. A Joana foi como de costume com o Nuno lá para cima para uma pista azul, larga e com pouca gente. Estranhei a demora e quando recebo uma sms do Nuno a dizer que a Joana se tinha aleijado mas estava bem, fiquei sem pinga de sangue. Ligeiramente mais calma quando falei com ele, mas quando vi a mota com os paramédicos que traziam a Joana enfiada numa maca toda fechada e com a cabeça toda enrolada com ligaduras, só se viam os olhos e o nariz, assustei-me. Ela tadinha só chorava e gritava que não queria ser cosida, que só queria um penso. Lá foi ela de maca com o Nuno até aos teleféricos e eu carregada com os skis, com as botas, a mochila, a Rita a andar o mais rápido que podia.

De cadeira de rodas e toda ensaguentada, foi sempre a chorar teleférico abaixo, que lhe doía o dente. Quando vi mais tarde o estrafego dentro da boca é que percebi que o impacto tinha sido bem grande. Tínhamos uma ambulância à nossa espera e deram-lhe logo este ursinho para a acalmar. E acalmou mesmo. Levou anestesia geral e puderam cosê-la com calma e até chamaram um dentista para ver o estado dos dentes. Quando acordou e percebeu que tinha sido cosida a dormir ficou super aliviada. Eu é que estava um bocado preocupada com os delírios dela. Fazia constantemente as mesmas perguntas, via-me com quatro olhos e via duas Ritas no quarto. Chegou a ver um homem deitado na cama ao lado (que estava vazia) a quem chamou Zé Ninguém. Alucinações à parte, fomos muito bem tratados. E passado umas horas, os delírios foram passando.


Em relação à queda, foi estranho, porque era uma pista bastante larga quase sem ninguém. A Joana ia a esquiar lindamente de um lado para o outro, muito concentrada mas, do que ela se lembra, olhou para trás e quando se virou novamente não conseguiu evitar um grupo de quatro adultos que estavam parados numa ponta. Vá lá que essas pessoas eram da organização de umas corridas na pista ao lado e trataram dela logo ali. Sacaram dum estojo de primeiros socorros, enfaixaram-na, deitaram-na, chamaram os paramédicos. Enfim, ao menos estrampalhou-se contra alguém como deve ser. : )

Foi um sustinho, mas ainda assim teve sorte de não lhe ter acontecido algo pior. Agora é andar mais em cima dela, pô-la em aulas e refrear a mania das velocidades. Que o meu coraçãozinho não aguenta.

9 comentários:

osmeuspostais disse...

Olá Inês,

Que grande susto...e como o nosso coração de mãe aperta nessas horas...as melhoras para a Joana!

Beijinhos para si e meninas

Catarina Trindade disse...

Quedas á parte a miuda tem jeito!!!!!

SAF disse...

Um sustinho?? Coitadinha..de ti e dela.
Foi uma estreia daquelas!
Espero que ela já esteja quase recuperada, e tu também!
beijinho
susana

Anónimo disse...

As quedas dos miúdos têm sempre um grande aparato. Muito sangue e muitos gritos. Mas geralmente nunca é tão mau quanto parece. Ficam só umas marcas para contar...quando for à neve com os Chunguinhos...
Bjs
O Chapéu fã de alpinistas corajosos

Menina Rabina disse...

Ah! Que aparato! Que susto enorme!
As melhoras da Joaninha!
Beijinhos

ASG disse...

Granda Joana, ela é a Máior ;)

Num instante ela esquece o percalço e para o ano volta a descer as pistas atrás do Nuno sem medos :)

As melhoras para ela!

Beijinhos,
Soraia

sara carvalho disse...

Isso é o que se chama uma lembrança da viagem! Desculpa... é só a vida a correr! As melhoras e um beijinho grande.

Unknown disse...

Medo!
Que estofo que tu tens...
Descreves as coisas duma maneira que até me imagino no local a assistir a tudo.
As melhoras.
Beijinhos
Patricia

Lisa disse...

ehhehe isso faz parte amiga, eu com a idade dela tb ja tinha alguns pontinhos na minha conta pessoal eehehehe
bjinhos de melhoras a skyadora pro