29.1.11

A minha ladybug fez 8 anos.


Não parece assim à primeira vista, mas é uma menina ultra-sensível. que tem alguma dificuldade em se separar do que lhe dá prazer. Sejam pessoas, férias, sítios ou recordações. Está a entrar na fase da mini-rebeldia. Daquela que ainda dá para domar mas onde já se notam alguns laivos de pré-adolescência latente. Eu sou muitas vezes a chata que a obriga a lavar os dentes, a lavar o cabelo que por ela já tinha rastas e m viveiro de piolhos na cabeça, a arrumar a mochila da escola que isto aqui não é nenhum hotel e a vestir-se sozinha entre outras obrigações igualmente apelativas. Continua responsável na escola mas o comportamento veio por aí abaixo. Ainda está naquela fase em que dando atenção nas aulas, precisa de estudar pouco em casa. Mas quando o tem que fazer, anda para ali tipo barata tonta, ora senta, ora levanta e os trabalhos acabam por ser feitos um bocadinho em cima do joelho. Tem-se reflectido no tal quadro de pióneses que já teve melhores dias e em comentários irónicos da professora nos seus cadernos. Mas o 2º ano já não é para brincadeiras e os tpc's não se limitam a copiar letrinhas. Já sabem as tabuadas todas que foram dadas a uma velocidade alucinante, e na língua portuguesa a matéria já é à séria. Para o ano já decidimos que temos que reduzir as actividades extra-curriculares a um mínimo porque este ano tem sobrado pouco tempo para brincar. Chega a casa tarde e a más horas e ainda tem uma montanha de tpc's para fazer ou matéria para estudar, e depois o tempo que sobra é banho-jantar-cama. Entre natação, ténis e judo vai ter que escolher uma para ir para o galheiro.

Continua acelerada, dada a acidentes e tão desaustinada que cai com frequência, agora com mais estilo já que incorpora a queda do judo no espectáculo. Mas pelo menos a cabeça tem-se mantido intacta.


Adora estar em família, organiza jogos para os quatro em casa e põe-nos a jogar ao stop noites e noites a fio e depois tem que moderar a competição entre mãe e pai que se descabelam para ver qual dos primeiros diz stop! mais depressa. Um exemplo muito bonito.Continua valente nas maluqueiras, em tudo o que é perigoso. É a inconsciência. Mas nos médicos é um filme. Trata-os por tu e põe tudo em causa: o que é que isso que me vais fazer? mas precisas mesmo? e esse pauzinho é para quê? não me vais mandar levar nenhuma pica pois não? Uma vergonha. Fico corada até à medula.

É justa e justiceira. Na escola anda sempre a dar na cabeça das meninas que ela acha que não estão a ser correctas com as amigas. Mais do que com os rapazes, que se queixa de serem brutos e dizerem mais asneirasMesmo assim, ainda lhe vai passando um bocadinho ao lado.

Já lê livros inteiros, mas ainda é um bocadinho arrancado a ferros. No México devorou este rapidamente, mas no dia-a-dia nem lhes pega. E quando o faz é porque tem que devolver os livros da biblioteca da sala, mas a maior parte vão lidos na diagonal. Mas pronto, o tempo escasseia e não a chateio muito. Desde que nas férias mostre interesse, já é bom sinal.

É uma prima muito maternal e toma muito bem conta dos priminhos pequenos. Tem mil vezes mais paciência para eles do que para a Rita com quem continua a ter um relacionamente de 8 ou 80.

Sem comentários: