16.11.12

O Natal está aí à porta

e apesar de querermos ajudar toda a gente que se cruza na nossa vida que precisa de apoio, não conseguimos. Eu à minha escala, faço o que consigo. Este ano centrei-me em duas associações, uma que ajuda crianças cá em Portugal e outra em África.

Tenho uma afilhada em Moçambique, do Projecto Nhancutse da Associação Um Pequeno Gesto. Esta associação promove o acesso à educação e a melhoria das condições de vida das crianças desfavorecidas  e das suas famílias. Apadrinhamos uma criança e a ajuda financeira destina-se a ajudar nos gastos com a educação, alimentação, vestuário, medicamentos e despesas hospitalares. Além disso incentivam um contacto estreito entre padrinhos e afilhados. 

E sendo assim, de vez em quando, além da ajuda monetária, envio encomendas, com a ajuda dos Voluntários com Asas, com alguns bens que sei que a Nélia precisa. Escrevo-lhe cartas e as meninas enviam desenhos e trabalhinhos que fazem especialmente para ela. Agora que tiveram a possibilidade de ver como se vive em muitas aldeias africanas, acho que tudo ainda lhes faz mais sentido. A Joana empenha-se mesmo e admira as pessoas que fazem este esforço em ajudar os outros. Diz sempre que se fosse a Nélia, ia adorar ter-me como madrinha! Há-de haver sempre gente que faz muito mais do que eu, mas o "pouco" que faço quero que seja um exemplo para elas.

A Rita é muuuito menos amiga de partilhar e mais agarrada às suas coisas (tanto que quando caiu o seu primeiro dente, nem o quis dar à fada!) e portanto alguma da partilha tem que ser mais forçada e arrancada a ferros, fórceps ou ventosas. Mas com alguns baby steps havemos de lá chegar. Empenha-se nos desenhos e cartas que lhe escreve, mas quando é para dar alguma coisa que é sua, espalha-se ao comprido. Sempre que consegue, valorizo muito.

A encomenda de Natal para a Nélia está pronta e além do que está na foto ainda vão algumas roupas e produtos de higiente que sei que são preciosos para ela.

(aldeia da Nélia)


Para ajudar  aqui em Portugal, juntei-me à inciativa dos Anjinhos de Natal, do Exército de Salvação que proporcionam aos pais a possibilidade de oferecerem um presente aos seus filhos sem que eles percebam que o receberam através de uma instituição. Desta forma, e citando o site, "dignifica-se o papel dos pais". É muito fácil, enviamos um email para ana.almeida@anjinhosdenatal.pt a informar que queremos adoptar um anjinho e recebemos um email com a informação da criança que vamos presentear. Calhou-me uma Sofia de 11 anos que precisa de um fato de treino e de um relógio. Já está tratado, só falta entregar.

E portanto, se estiverem no espírito ou se puderem de alguma forma ajudar, há mesmo muito por onde escolher!

2 comentários:

SAF disse...

Pois a nós calharam-nos dois anjinhos rapazes de 4 e 6 anos, e já ando a tratar dos presentes! bjs

Umbigo disse...

boa! acho excelente a ideia de serem os pais a dar. beijinhos