3.1.13

Este ano,

como já faz parte da minha tradição, atrasei-me nos preparativos  para o Natal. De repente "acordo" e já estamos no fim de Novembro e tenho quase tudo por fazer. Das 1001 ideias que marinam na minha cabeça durante todo o ano, no que diz respeito a enfeites, surpresas para as meninas, presentes, produtos para o Natal, a lista fica reduzida a algumas poucas ideias que ainda terei tempo de concretizar e o Natal esfuma-se assim em pouco tempo. Mea culpa.

Graças ao muito simpático post da Pipoca Mais Doce, este foi o meu melhor Natal em termos de vendas. As umbiguices chegaram a muito mais gente e foi uma catapulta para a notoriedade da minha marca. Em 3 semanas produzi duas centenas de caixas de chocolates, e quase uma centena de agendas e calendários. Foi fantástico. Pouco dormi, pouca atenção dei às miúdas, em casa de férias praticamente em auto-gestão mas particularmente compreensivas, recrutei mão de obra infantil (bendita Joana!) para me cortar fios e fita cola e muitas outras coisas e mais uma vez senti que a magia do Natal me passou ao lado.

O meu escritório parecia uma zona de guerra que se foi estendendo até à sala. Detesto viver assim, mas não havia tempo para melhor. A parte da gestão de emails tirava-me mais tempo do que a que eu gostaria. Passava muitas horas por dia a responder a dúvidas ou comentários de clientes, a gerir moradas, pacotes de correios, impressos de correio registado, embrulhos com bolhinhas para nada falhar. Mais as idas aos correios, que nessa altura são de fugir, horas na staples a encadernar agendas e comprar material. A meio da loucura tive um problema no meu outlook e perdi todos os emails que tinha arquivado com as fotografias dos clientes, o que dá sempre aquela pitada de emoção.

A produção de uma caixa de chocolates tem muitos passos: várias fitas, faixas, flor de cartolina, fita cola, personalização de chocolates, cortar aqui e ali, mais fita cola, papel de seda, cartãozinho de boas festas, embrulho, etiqueta natalícia, mais fio, mais fita cola. Mas é assim que gosto de fazer as coisas, com todos aqueles detalhes especiais que fazem a diferença.

Não me queixo, são 3 ou 4 semanas super intensas mas recompensadoras, já que as pessoas são muito queridas e carinhosas com o meu trabalho. Tiram uns minutos do seu tempo para me enviar um email a dizer que gostaram muito, que foi especial para a pessoa que recebeu, não são parcas em palavras e ainda sabem elogiar quando é preciso. Ou criticar também, se alguma coisa não está bem. Ajuda muito, quando se trabalha sozinha, ter este feedback das pessoas.

A partir de dia 22 de Dezembro, fechei a loja. Tinha um Natal para viver, presentes de Natal para comprar (dos poucos que não comprei via net) e horas para dormir.  O próximo ano avizinha-se bom, já com muito trabalho na calha e muitas muitas ideias a fervilhar. Hoje as meninas regressaram à escola, depois de quase três semanas de férias e é assim com um misto de alívio e vazio que vejo as festas terminarem.

E foi quase no dia de Natal que fomos pela última vez aos correios, desta vez para algo muito mais importante:


Entretanto fica aqui a minha primeira promessa do ano. Não me apanham na curva outra vez. Vou começar já a preparar o Natal 2013. Está prometido.

Hum... hoje ainda não, começo amanhã.

Sem comentários: