4.1.13

Vila Natal.

Nem sei bem por onde começar. 
Talvez pelo delírio de achar que no dia 27 de Dezembro a Vila Natal estaria às moscas, vai estar tudo a trabalhar, menos nós e tal, nem são férias escolares nem nada, enfim, há-de ser um sonho tornado realidade.

Mas apesar de ser 6ª feira, era domingo na Vila Natal.

Chegámos em plena hora de almoço esgalfinhadinhos com fome, sem ter conseguido marcar mesa em lado nenhum, convictos que chegaríamos a tempo de arranjar um buraquinho para almoçar. Esquece, engole um pão com chouriço em andamento e não digas que vais daqui. Com a Rita a queixar-se que não gosta de chouriço, a Joana que não gosta do pão e vamos lá embora que ainda nem sequer entrámos na VN propriamente dita. 

Bilheteiras, fila interminável até ao cimo da ladeira. As miúdas eléctricas a implicar uma com a outra, numa mistura de zanga, provocação e risota cúmplice que me estava já a complicar com os nervos. E quando as nossas se portam mal, parece que todas as crianças à volta se portam bem, porque ficam espantadas, de boca ligeiramente aberta a olhar para o espectáculo. No meio do silêncio das crianças estupefactas com a energia das nossas, só se ouvem as nossas. E as nossas quando percebem que têm assistência ficam ao rubro.

Depois de entrar... enfim, é para esquecer. A ideia é gira, mas não está preparada para tanta gente. Estava tudo apinhado de gente, não se conseguia entrar em lado nenhum, só famílias e mais famílias, criancinhas aos gritos, pais descabelados, escolas inteiras, gente malcriada, gente impávida e serena, que tanto invejo. Eu estava gente se-me-tocas-apanhas. Mas tentei manter a compostura que a mãe do Ruca teria naquela situação. Então toca de nos enfaixarmos logo na fila para a patinagem no gelo cujo ringue devia ter um metro quadrado de tamanho com uma mancha de crianças e adultos descontrolados a cair ou a andar mais depressa do que deviam. Um cenário de horror.

Devíamos ter uma hora de fila na frente, no mesmo registo da fila da bilheteira. Deixei o Nuno a tomar conta da ocorrência e fui-me sentar um bocadinho enquando observava o espectáculo das famílias todas em ponto de rebuçado. Que tem alguma graça, confesso. Quando chegou a nossa vez, a pista fechou meia hora para manutenção. Perfeito. Já só pensava como gostava mas é de estar em casa, enroscadinha com elas no sofá a jogar um jogo ou a ler um livro. Lá foram, divertiram-se imenso e ainda consegui alegrar-me com o espectáculo de um menino aí de 4 anos com a maior birra de todos os tempos. Todo ele era ranho. Quando não é com os nossos, até distrai e dá aquela sensação de que mesmo assim, há sempre muito pior.

Enfim, a Joana ainda subiu uma parede de escalada e teve que  pôr um capacete e eu só pensava em piolhos. A Rita andou num escorrega desenxaibido e fugimos dali para fora. Não vimos espectáculo de marionetas. Estava cheio. Não vimos a casa do pai natal. Estava cheia. Não entrámos nas restantes coisas. Estavam cheias. E ainda havia aquela neve a fingir, que sempre que caía era a Vila Natal em peso a deslocar-se em êxtase  para ficar com bocadinhos de espuma branca no cabelo e roupa. Mais um cenário de horror.

O ano passado fomos dia 2 de Janeiro e divertimo-nos. Este ano foram elas que disseram: nunca mais cá voltamos, pois não? Olha que bom, nisso estamos mesmo de acordo.

4 comentários:

Menina Rabina disse...

Pois... nós ainda não fomos porque penso sempre que deve estar tudo cheio à pinha... ainda bem que fizeste esta descrição... a mim não me apanham lá :)
Agora, à do chocolate gostava de ir... mas parece-me que também está sempre cheia...
Beijinhos e Bom Ano!

Umbigo disse...

já ouvi dizer que o Festival do Chocolate ainda é pior! beijinhos e bom ano também!

Isabel disse...

Ahahah, eu já começo a pôr em causa a maioria das coisas que se vão fazendo por aí. Cada vez mais acho que aquilo que não é visível (espetaculos pouco publicitados, eventos que ninguem dá por eles...), é que vale mesmo a pena. Estive lá uma vez com o Vicente, há 4 ou 5 anos e tb não vim lá muito impressionada...

Nuno Gonçalo disse...

A vila natal é sempre assim.Tem de exprimentar a feira do chocolate.
Parabens pelo blog.

Visite:
http://filmeseoutrascoisasaqui.blogspot.pt