7.1.09

2009. Agora sim.

Senão daqui a pouco estamos em Junho e ainda estou eu a tentar falar das minhas resoluções de ano novo. Que nada são de especial, nada de muito nobre mas importantes para o meu mundo.

São resoluções que até dou por mim a fazer todas as noites depois de as deitar quando penso que amanhã vai ser sempre mais fácil e que amanhã vou ser melhor mãe, amanhã vou ralhar menos, vou olhá-las mais nos olhos quando falam comigo e não fazer quatro coisas ao mesmo tempo enquanto falo com elas, ouvi-las, brincar mais com elas sem o pensamento a vaguear pelo jantar que tenho que ir adiantar ou pelo banho que tenho que preparar.


Ter mais paciência, conseguir gerir melhor os conflitos delas, não me chocar tanto com as saídas pré-pré-adolescentes da Joana e tentar não descarregar nelas o meu mau humor quando durmo pouco ao fim-de-semana. Vivê-las mais. Porque crescem muito depressa, a Joana já tem três dentes a abanar, tem mais dois a nascer lá nos confins da boca e está quase no 1º ano e a Rita ainda é o meu bebé, mas qualquer dia está a pedir-me para sair à noite.

Em relação a resoluções pessoais passa tudo por continuar a "umbigar", trabalhar muito, arranjar novas coisas para fazer nesta área (apesar do curso de joalharia que gostava tanto de fazer ainda não ser para já). É ler mais, ver menos televisão, gozar os meus sobrinhos, não ser refém das minhas listas, fazer mais exercício (tenho aqui o trambolho mesmo ao lado, mas nem de esguelha olho para ele), comer menos fritos, mais peixe, mais fruta, ser mais constante nos humores e ter menos sentimentos de culpa no que diz respeito ao meu papel de mãe.

Coisa pouca e tudo fácil de pôr em prática. Aqui vou eu.

8 comentários:

bertioz disse...

que fresco que está o topo do blog:)

bem.... depois de ler as tuas resoluções dá-me vontade de fazer um "copy paste" do 2º e 3º parágrafo :)

e que raio de conversa é essa de "er menos sentimentos de culpa no que diz respeito ao meu papel de mãe" - eu estou sempre a olhar para ti e a pensar que devia ser mais como tu com elas... se tu tens sentimentos de culpa... o melhor é eu começar a pensar em me atirar da ponte :s

Menina Rabina disse...

Gosto do new look aqui em cima!
Agrada-me a ideia do caderninho (acho que também vou adoptar)!
Como te compreendo em relação às meninas (e ainda só tenho uma)!
Beijinhos

Anjo De Cor disse...

Espero que essas resoluções se concretizem se te fazem mais feliz, apesar de eu achar que és uma super mãe humana com os teus bons e maus dias como qq uma de nós... ;)
Felicidades e um BOM 2009 ;)
Bjs**
Sónia

Anónimo disse...

Bem já estou como a PLx diz - se estás com remorsos...eu acho q amanhã vou marcar consulta para PSIQUIATRA. Acho q para 2009 basta pedires para continuares a ser como és - excelente mãe, óptima amiga, companheira, mulher (acho q o Nuno n se queixa ;))))etc, etc, etc. Inês nem sabes as vezes q me ponho a pensar e desejar ser tão dedicada como tu; tão paciente como tu; tão imaginativa como tu....enfim...tão boa mãe como tu. Só n te invejo no q respeita ao trambolho pq de exercício n me posso queixar (apesar de ficar com remorsos qd so consigo ir 4 ou 5 vezes ao gym...eu sei q n e normal!!!!).
Por isso amiga CONTINU ASSIM pq acho q está óptimo.
Bjs
Catarina

Umbigo disse...

obrigada, são umas queridas. ninguém é perfeito e nós todas à nossa maneira somos a melhor mãe que sabemos ser.
um beijinho!

Unknown disse...

Para tirares esse sentimente de culpa que dizes ter, todos os fins-de-semana penso em ti. Todos os feriados. Todos os dias em que fico em casa com ela, fechadas, sem ir para a rua e ver montes de coisas diferentes, passeios divertidos. Mas depois penso (desculpas) as da Inês são mais velhas, a Alice não ia ligar muito. Mas está na minha lista: passear mais com ela, ver outras coisas que não o sofá e todas as séries das Fox.
E também quero para mim o 2º e o 3º parágrafo, versão 1 filha. E muitas coisas do 4º também.
Não tenhas sentimentos de culpa, é que eu só cá ando há 2 anos e a continuar assim... Tenho muito para mudar.
Mães!!!!!!
beijinho

Umbigo disse...

pois é, os passeios fazem-nos bem a nós e a eles. eu por mim estava sp a passear, mas o tempo não ajuda e uma pessoa às vezes também não tem ideias e está farta de ir aos mesmos sítios. mas quando dá, é sempre muito bom. e tens razão, a tua é mais pequenina, mas já vai gostar de muitas coisas. por ex hás-de ir ao monte selvagem em montemor-o-novo. dá para ires de manhã, passares lá o dia e voltares ao fim do dia. ela vai adorar! e vocês também. mas é melhor quando o tempo aquecer um bocadinho.
um beijinho! obrigada!

Unknown disse...

Obrigada pela dica. Já pus na minha lista de sítios a visitar.
Beijinhos.