13.1.10

Dos Açores.


Os três V's: Verde, vacas e vento.

Gostei muito, mas não vim deslumbrada. Tudo por causa do mau tempo constante que apanhámos. Ficou muita coisa por aproveitar, os banhos nas lagoas quentes, o passeio para ver baleias e golfinhos por fazer e toda a beleza natural por aproveitar sem frio e ventos ciclónicos.


Gostei muito de São Miguel, tive pena de não ver as hortênsias em flor, que deve ser um deslumbre já que elas cobrem a ilha de ponta a ponta. Só que nesta altura estão secas e castanhas. A Lagoa do Fogo foi sem dúvida o meu spot preferido, fiquei maravilhada com o tamanho e com a cor. As furnas impressionaram-me e a Lagoa das Furnas mesmo ao lado é lindíssima, pena que nesse dia estava mesmo muito vento e um frio de rachar. O bife em São Miguel é de facto muito bom, mas tirando isso não achei que se comesse assim tão bem nos Açores. Muita batata frita congelada em tudo o que é restaurante e pouca oferta de fruta que se limita apenas a ananás em todas as ilhas. Desforrei-me no bolo lêvedo e no queijo que era uma delícia. A Terceira foi excepção. Come-se espectacularmente bem. Adorei as cracas que é um género de "percebe" mas muito mais barato. E as lapas com aquele molhinho delicioso. E depois a alcatra cozinhada como a chanfana que me deixava saciada para o resto do dia.

Do Faial, fica a paisagem lunar do vulcão dos Capelinhos, e a vista para o Pico nesta altura cheio de neve. Lindo.

Da Terceira, fiquei maravilhada com Angra do Heroísmo. Uma cidade linda, muito arranjada desde o sismo de 1980, cheia de cor e com pessoas mais simpáticas e abertas. Todas as terreolas da ilha têm um ar mais arranjado, mais feliz, não sei explicar, é outra aura. E na altura das festas populares dizem que é um forrobodó.

As meninas tiveram uma paciência de santas para andarem tanto de carro, bricaram muito juntas, acho que nunca as vi tão cúmplices. Mas também rezingaram muito, por tudo e por nada. A Joana ficou maravihada com o fogo de artifício em Ponta Delgada na noite de fim d'ano, e disse que até lhe apeteceu chorar... de alegria.

Gostava de regressar a São Miguel, mas com tempo como deve ser. Às outras ilhas já não posso voltar, porque viagens de avião daquelas, estão fora de questão. Como eu já disse, never jamais!

13 comentários:

SAF disse...

Tens fotos deslumbrantes!
É um destino que quero muito ir com a familia mas mais para o verão.
Acho que o trauma dos voos influeniou de certeza a visita!
beijinho
Ps. os marcadores e calendário foram um sucesso.

Umbigo disse...

vais gostar muito. hei-de lá voltar no Verão. para fazer tudo a que tenho direito.

beijinhos

p.s. que bom que gostaram!

Menina Rabina disse...

Adoro as fotos!!! Dignas de postais!!! Lindas!
Tens que lá voltar no Verão... deve ser mais agradável ;)

Anónimo disse...

Afinal ainda apanharam uns raios de sol...e um arco-iris...e todas as coisas boas que descreves. Essa há-de ser uma das primeiras viagens a fazer com os miúdos. Brevemente...num Verão perto daqui!
O Chapéu encantado com as pics. Algumas mesmo espectaculares!

Anónimo disse...

Afinal ainda apanharam uns raios de sol...e um arco-iris...e todas as coisas boas que descreves. Essa há-de ser uma das primeiras viagens a fazer com os miúdos. Brevemente...num Verão perto daqui!
O Chapéu encantado com as pics. Algumas mesmo espectaculares!

Umbigo disse...

sim, nunca vi tantos arco-íris em tão poucos dias. éramos brindados a toda a hora com risquinhos coloridos no céu. duplos, inteiros,tudo.

bacalhaudanoruega disse...

Só conheço São Miguel, e adorei, fiquei com tantas saudades quando vi as tuas fotos. Estão fantásticas! Estive lá em lua de mel no mês de Maio de 2006, e tive muita sorte com o tempo que fez. Deves voltar na primavera ou verão. Sobre a comida não tive razões de queixa, mas já ía com uma lista de onde se come bem. Lembro-me que comi muito bom peixe, incluindo tubarão em Ponta Delgada. Beijokas,

Lisa disse...

ola inezoca ... eu sou suspeita eheh
morei 5 anos nos açores e visitei todas as ilhas, a partir de maio, existe barco, portanto ... podes sempre visitar as que te faltam!
o tempo é imprevisivel ... mas realmente n costuma estar dessa forma tantos dias ... tenta marcar uma outra x para a primavera ou verao ...
a lagoa do terra nostra nas furnas é dos melhores locais para tomar banho, a claudia teve la em agosto e adorou eheh, tb choveu :P mas n como agora!
bjinhos

Umbigo disse...

sim, boa, só de barco. com vomidrine acho que me safo. ou nausefe ehehe
acreditas que nem entrei no parque terra nostra. nessa altura caiu o dilúvio.
e as praias têm um ar óptimo. o mar tem uma cor diferente! é como na madeira.bjs

Lisa disse...

o barco é mto grande ... acho que nem enjoas :D é uma alternativa...
ias adorar o terra nostra!
e as sete cidades foste? bjos

p.s. acreditas q em 5 anos, nunca se proporcionou descer ate a lagoa do fogo, com mta pena minha, só a vi do mm ponto de vista que tu :(

Anónimo disse...

Ai ai, agora fiquei saudosa...! :-)
Eu no fim já deitava verde pelos olhos, foi até enjoar looool
Tens mesmo q lá voltar no verão e disfrutar de tudo o resto "a que tens direito"!!! eheh
Eu q nem gostava munto de hortênsias, fiquei apanhadinha por ter umas daquelas enormeeeeessss no meu jardim caseiro :-D
O parque Terra Nostra é 1 perdição e mais num digo :-P
Toma o site da companhia de barcos que efectua ligações entre as ilhas no verão: www.atlanticoline.pt ;-)
Não usei porque esta opção é melhor nas ilhas centrais, devido à frequência de ligações, tinha poucos dias e 1º quis conhecer bem S.Miguel mas pra próxima tou lá!!!
(de uma agente de viagens q já estudou a lição e tb tem cagufa de aviões, principalmente avionetas dessas q usam nas inter-ilhas lol)
Bjoca inté
Squaw

Umbigo disse...

sim, às sete cidades fui. até tinha uma foto gira mas esqueci-me de pôr aqui. tb não desci, estava muito frio e vento e com a Rita não ia ser fácil. fica para a próxima.

boa squaw, barco connosco!

silvia sousa disse...

Olá,

Moro em S. Miguel e às vezes acho lindo, a natureza, a paisagem, os cheiros caracteristicos e fica td pertinho. Se quiser ir à praia no verão é mm ao pé de casa e trabalho tb é perto.

No continente é mais dificil pk tudo fica longe, lol.Mas tb há mais para ver.

Mas tb gosto mt de viajar para outros sitios, culturas, pessoas, ver coisas diferentes e novas.

Outras vezes fico desanimada de tar aqui pk é pequeno está td visto e mts vezes de inverno não há nada para fzer. Embora esteja tudo mt mudado e as autoridades estão a fazer por isso.

Sei que sou uma sortuda, ainda bem :)

PS- Adoro ler o seu blog, bjins

Sílvia