29.1.10

Minha Joaninha,


fazes hoje 7 anos e qualquer dia já lês o meu blog. Tu que já lês, tão crescida que estás.

Ando um bocado irritada com isto do tempo voar. De repente já passou e caiem-te os dentes e nascem-te umas chiqueletes, o cabelo vai perdendo os cachinhos e o pé está quase maior que o meu. Já me pedes para não ficar ao teu lado no cabeleireiro, oh mãe, não é preciso ficares ao pé de mim, vai ver os ganchos. Não era isto que eu pedia há uns anos? Que não fossem tão dependentes de mim, que me dessem espaço e de repente eu quero as noites mal dormidas outra vez.

...

Nãã, pfff, não exageremos. Quero as bochechas e a barriga espetada. Noites mal dormidas esquece lá isso.
Estás alta e continuas a acordar com dores de crescimento do diabo durante a noite.

Páras? Fica pequenina.

Continua a rir-te quando te faço brrrrrr no pescoço. Não deixes de me pedir para me deitar contigo e dizer uma coisa boa e uma coisa má do dia. Apesar de muitas vezes não me apetecer, sei que vou ter saudades quando fores adolescente e tonta e já não me quereres no teu quarto. Dá-me a mão na rua. Continua a ser a primeira a vir para a mesa quando chamo para jantar. Continua a ter adoração à tua família e a dormir com fotografias debaixo da almofada de quem tens saudades nesse dia. Continua a usar ganchinhos e a ter boas notas. Perde lá esse teu mau-perder. Continua a fazer rir os primos bebés e a contar histórias aos avós e novidades aos tios. Mete a camisa para dentro da saia e puxa o autoclismo. Que luta esta do autoclismo. Modera lá as tuas hormonas que te fazem chorar atirada para o chão e rir à gargalhada cinco segundos depois. Há dias que pareces que estás com SPM, tais são as mudanças repentinas de humor.

Continua a andar com a Florbela para todo o lado e comigo a resmungar que depois não a carrego. Continua a coleccionar rolos de papel higiénico para depois pintar. Depois não pintas mas é giro ter um roupeiro cheio de rolos vazios. Continua a acreditar no Pai Natal e na fada dos dentes que nunca te deixa um presente, são sempre moedas de um euro, a forreta. Continua a lembrar-me de te dar a semanada e a deixar-me escolher a tua roupa. Põe de lado a ciumeira da Rita, deixa-te lá disso. Continua a pensar numa vaca num campo cheio de flores cada vez que tens um sonho mau. E a perguntar-me quando fungo pelo nariz, se estou constipada ou se estou triste. Sê mais generosa e humilde. E continua a defender quem está em "apuros", mas por favor não andes à estalada no recreio. E continua a fazer-me rir quando me zango e me dizes que estou a usar muitos pontos de exclamação.

Ai de ti que fiques mais alta do que eu antes dos doze anos.

Continua a ser uma menina linda, por dentro e por fora.
Parabéns! Lê lá: Paa - raa - béééns !

19 comentários:

Lisa disse...

parabensssssss joaninha!!!
eehheheh
vai ficar uma matulona tá visto!
tão bom recordar! miga podes sempre mandar vir a 3ª eheheheh
bjinhos e que passem um excelente dia!

psilva disse...

Parabéns à Joana e à mãe!
Bjs

Marta disse...

Parabéns!
Que dedicatória linda.
Um dia muito feliz.
Beijinhos à Joaninha e à mamã.

SAF disse...

Parabéns à mãe da Rita por lhe escrever uma carta tão bonita!
Ela vai adorar ler um dia!

P.S- quero ver o bolo com a Florbela!

Umbigo disse...

obrigada a todas!
SAF, é a Joanicas que faz anos hoje e não a Rita. ihih beijinho

bertioz disse...

Parabéns!!! E já vão 7! (estou tipo a Catarina a escrever parabéns em todo o sítio onde pode ficar registado eheeh)

Umbigo disse...

ahahhah, adorei Patrícia.

ASG disse...

Deixa-me que te diga que, para não variar, me provocaste várias emoções, neste caso particular, uma lágrima teimosa e uma sonora gargalhada :)

É por isto que não deixo de ter ler :)

Parabéns à Joaninha que já está uma mulher e parabéns aos papás!

Beijocas gdes,
Soraia

Pipoca disse...

Muitos Parabéns à Joana e à mãe.
Tenho a certeza que irá adorar ler o texto que a mãe lhe escreveu ;)

Beijinhos

Teresa disse...

Como sempre ADOREI o post!
Olha e a Janinha gostou do bolo?
jinhos

Anónimo disse...

PARABÉNSSSSS Joana!!! :-D
Gosto tanto das tuas dedicatórias quando as filhotas fazem anos eheh ;-)
Divirtam-se!
Bjocas inté
Squaw

Catarina Trindade disse...

Tudo bem que posso andar mais sensivel mas a ler isto custou-me não deixar cair uma lágrima. Por tudo e especialmente porque revi muita coisa do que disseste. E porque ADORO a Joaninha e porque tamém queria muito que elas continuassem assim....para sempre!!!
Bj grande

Unknown disse...

Querida Mãmã!!!! Parabéns! E Parabéns por tudo! Por seres como és e por nos fazeres verter umas quantas lágrimas, quando menos esperamos...lágrimas de alegria, ao partilhares connosco um bocadinho de ti, um bocadinho da tua vida e das tuas filhotas. E me fazeres recordar e reviver muitas coisas boas, muito boas mesmo. Parabéns, Parabéns, Parabéns! Joaninha, tens uma super-mãmã!
Bjokas grandes,
Ana G.

Anónimo disse...

Finalmente consegui vir cá dizer que sei perfeitamente do que falas... como me fazes rir, como me fazes chorar, como te entendo... Beijinhos, muitos! Cá ficam novamente os parabéns... pelo aniversário e não só... por tudo o que fazes pelas tuas filhas, pela tua família, pela "good enough mum" que és e que, no fundo, todas queremos ser!!! Good enough, apenas good enough... Clo

Umbigo disse...

obrigada a todas pelas vossas mensagens tão queridas. um beijinho muito grande.
Inês

Maria João Seabra disse...

Parabéns Mãe Inês pela forma maravilhosa como escreves!!! Confesso que tb por aqui "rolou" uma lágrima cara abaixo!Como "custa" vê-las crescer assim tão rápido especialmente porque é sinal que para nós também está a passar demasiado rápido! Mas é a vida!!!!
Bjo da Mª João (Mãe da Laurinha!)

1gota disse...

Parabéns!

O bolo estava mto bonito!

:*

Menina Rabina disse...

Muitos Parabéns atrasados à Joana!!!
Que lindo post Inês! Lindo, Lindo!!!

Beijinhos grandes

bacalhaudanoruega disse...

Parabés atrasadíssimos à Joana e à mãe babada! Adorei as tuas palavras, descreves sempre tão bem o que te vai na alma. Lindo!