28.6.10

Acabaram oficialmente


as festividades do fim do ano lectivo. A festa da escola foi muito divertida como sempre. Eu vibro sempre com cada detalhe, com cada musiquinha, com o entusiasmo dos miúdos. A Rita este ano já conseguiu meter os pés no palco e apesar de na 1ª música não ter tirado os olhos de mim em vez de seguir a professora de inglês nos gestos, nas outras já estava muito mais à vontade. Comparando com o ano passado em que ela não descolou de nós para ir para o palco, este ano foi muito bom. A Joana diverte-se à grande. Mexe o corpo enquanto canta, cheia de ritmo e sem ponta de timidez. Fiquei espantada com o que eles já cantam em inglês.

Gosto mesmo de contemplar a Joana nestes dias. Gosto de a ver feliz no meio dos amigos e de uma escola onde ela se sente tão bem. Peço ao tempo para andar devagar para não chegar o dia em que ela se vai ter que se despedir do colégio onde cresceu. Depois de perceber que as mães dos finalistas dos meninos do 4º ano se sentem como se tivessem levado uma carga de pancada depois da festa de despedida, prevejo uma neura sem fim quando for a vez da Joana. Ainda faltam 3 anos, mas o tempo voa e só de pensar, fico logo de estômago embrulhado. Algumas compreendem-me. Outras acham disparate. E se calhar é. Mas eu sou assim, emocional até à medula. Por estas bandas a racionalidade fica-se pelo pai. Eu desfaço-me em sofrimento por antecipação. Gostava de ser diferente, mas há coisas que nós não controlamos. Vivo as coisas das miúdas com muita intensidade. E crio laços com tudo e com todos. Não são só elas que andam naquela escola, parte de mim também lá está todos os dias. E acho mesmo que vou sofrer mais com a partida delas para outra escola, do que com a minha há 25 anos atrás.

Deste 1º ano da Joana, só tenho elogios a fazer-lhe. Fora o facto de ser faladora, aprendeu a ler, a escrever, a fazer contas, algoritmos, problemas, composições, interpretações, tudo num abrir e fechar de olhos. Boas notas e gosto em trabalhar. E trabalharam muito. Mesmo doentes tínhamos que ir buscar os trabalhos à escola, para eles irem fazendo se conseguissem. Foi dose mas valeu a pena. Adoro vê-la entretida a ler um livro. Livros grandes, já cheios de páginas e pormenores. É um mundo novo e gostava mesmo que ela ganhasse gosto pela leitura.

Este ano da Rita já correu muito melhor. É raro o dia em que fica a chorar na escola. Ainda preferia ficar em casa, mas já se conformou que é ali que tem que estar. Na sala é muito participativa, independente e gosta muito de trabalhar e de desenhar. E desenha cada vez melhor. Para o ano quer ir para o ballet. Só não sei se depois vai achar graça à rigidez da coisa. A Joana por seu lado quer experimentar o judo, ténis e futebol. Gostos completamente opostos. É como ter um casalinho de filhos.

Foi um ano muito bom que, como todos os outros, passou a voar. Mas só as coisas boas passam depressa. Por isso que continuem a esvoaçar. É bom sinal.

4 comentários:

Menina Rabina disse...

Os filhos crescem tão rápido!!!
O galo da Joana está muito melhor ;)
E não tenhas dúvidas que te vai custar mais daqui a 3 anos do que te custou há 25 atrás... compreendo-te!
Ainda faltam 2 anos para a Marta ir para a escolinha primária, mas também me sinto assim como tu... com o estômago embrulhado só de pensar!
Vamos habituar-nos, como sempre, mas agora é aproveitar ao máximo! E há amigos que ficam sempre!
Beijos

Teresa disse...

Pois... compreendo-te...
E olha não há mal nenhum o judo eheheh! eu fiz... não a deixes é muito tempo porque alarga o corpo...
jinhos

Anónimo disse...

Adoro ler estes teus textos em que falas de uma realidade que espero ansiosa... é já em setembro. Espero mesmo que a minha seja tão feliz quanto as tuas parecem ser, nesse colégio onde nós, de uma maneira ou de outra, também o fomos.
E já sabes... quem sabe elas passados 25 anos não reencontram amigos de antigamente.
Beijo grande.
Susana Cruse Maio

Umbigo disse...

eheheh Alexandra, pois está. reparaste! está muito melhor.

sim, Tê, se calhar até vai experimentar mesmo o judo. agora quer tudo, só não sei o que vamos escolher.

pois é Susana, para o ano já vais lá estar a viver isto tudo com a tua filha. vais adorar, vais ver! beijinho e até dia 8!