31.10.08

Brincos 84

Preço: 8 euros

É verdade,

uma história para este dia das bruxas. No sábado de manhã a Rita estava sozinha no quarto da Joana quando a ouço gritar que a mana da tartaruga tinha aparecido! Dei com ela ao pé do aquário e a tartaruga desaparecida lá dentro. (aqui ouvi a música dos x-files)

Depois de me recompôr do susto de ver a tartaruga de volta num aquário em cima de um parapeito a um metro do chão comecei o interrogatório à Rita para saber como lá tinha ido parar. E ela, a roçar o non-sense, disse que a tinha ido buscar lá fora e no fim rematou que a tinha apanhado na garagem.

Cheguei a pensar se não estaria maluca e se ela não teria lá estado este tempo todo. Mas lá
concluímos, não graças à ajuda da Rita, que o bicho deve ter aparecido no chão ao pé dela e ela pô-la no aquário. Mas mesmo assim, onde é que esteve este tempo todo? Eu virei a casa toda do avesso.

Enfim... Voltou muito parada, toda esticadinha, olhos fechados e inchados. Achei que não ia sobreviver, mas ontem levou uma injecção na coxa (lol) e já arrebitou. Agora só tenho que comprar um aquário bem alto, para a história não se repetir.

30.10.08

Calendário 2009

Calendário de secretária personalizado (este ano com novo layout), com fotos à escolha: filhos, netos, sobrinhos, amigos, viagens, livros, paisagens. Tudo é possível. A foto será transformada em preto e branco e deixarei sempre um detalhe de cor, quer seja um chapéu, um brinquedo, uma peça de roupa, uma flor etc.

Para ver calendários de outros anos, clique aqui.

(Vem numa caixa de cd que se vira de tal forma que fica aberta em cima de uma mesa. O papel usado é brilhante fotográfico com 240 gramas.O preço é 28 euros+portes. Se quiserem fazer cópias dos calendários para oferecer aos avós, tios, amigos, cada cópia será apenas 24 euros. Para encomendar basta enviar as fotos por mail para inesfelix@gmail.com.)

29.10.08

Uma ajudinha pf.

Quando chega a altura do Natal e tenho que comprar um presente para a educadora e auxiliares, fico sempre muito indecisa. A partir do Natal passado, a educadora e a auxiliar da Joana passaram a receber um calendário dos meus, com fotos de todos os miúdos da sala dela, que vou tirando ao longo do ano. Ficam muito giros e elas adoram.

Agora este ano tenho a educadora da Rita e quatro auxiliares e não faço ideia o que vou oferecer. A educadora é uma rapariga nova e moderna. As auxiliares variam entre duas novas e outra duas mais velhas.

O que costumam oferecer?

Na 2ª feira

ao fim da tarde a Rita deu um valente trambolhão de uma altura de quase 2 metros, num parque infantil. No meio do aparato da queda, teve muita sorte porque aterrou de costas e não de cabeça.

Ontem como não mexia bem o pescoço, acabei por ir com ela ao hospital para fazer um RX e o ortopedista diagnosticou um torcicolo imenso no pescoço, diz que tem o pescoço todo torcidinho. Não veio para casa com um colar cervical porque ainda é muito pequena, mas era o que precisava. Veio medicada com Valium, numa dose pequena, para relaxar os músculos. Fiquei um bocado espantada, mas pelo que fiquei a saber, é uma coisa comum nestes casos.


Mas no meio disto tudo, o que eu me ri com as conversas entre as duas:

A Rita tá guuenti (doente). Patiu a cabecha.
Ó Rita, não partiste nada!
Patiu, patiu! (continua a falar na 3ª pessoa)
Não Rita, se tivesses partido, a cabeça tinha-se separado do corpo, percebes?
Aaaaaah, tá beeeem. Intão num patiu.

28.10.08

Colar 59

Preço: 15 euros

27.10.08

No sábado

passámos o dia em Coimbra. Fomos ao Portugal dos Pequeninos. As meninas deliraram com as casinhas e eu que nunca lá tinha ido (ou já não me lembrava), achei imensa piada às mini-casas e ao espaço que está muito bem tratado.

Depois passámos o resto da tarde no fantástico Parque Verde do Mondego, à beira do rio, almoçámos numa esplanada, absorvemos vitamina D do solzinho que não se escondeu o dia todo, andámos de gaivotas, pedalámos de karts, e descansámos.

No fim ainda passámos na Quinta das Lágrimas, mas já estava fechada. Só voltámos depois do jantar. É um passeio que se faz bem, tendo em conta as duas horas de viagem para cada lado (ou um bocadinho menos). Mas vale a pena, porque Coimbra tem mesmo muito encanto.

(Obrigada Elsa, pela dica!)

24.10.08

Marcadores de Livros

Impresso em papel fotográfico brilhante de 240 gramas. Personalizável com fotografia à escolha. Possibilidade de personalizar também a frase em baixo. Inclui fita de cetim. Medida 5 x 18 cm. Preços:

. Pack de 4 (com 1 ou 2 fotos): 8 euros
*acresce valor dos portes

Marcadores de Livros "Chiny"

Impresso em papel fotográfico brilhante de 240 gramas, impresso só à frente. Inclui fita de cetim. Medida 5 x 18 cm. Preços:

. Pack de 4 (com os quatro temas) - 7 euros
. Pack de 4 (só 1 tema) - 7 euros
*Acresce valor de portes.

Marcadores de livros "Chiny-Natal"

Impresso em papel fotográfico brilhante de 240 gramas, impresso só à frente. Inclui fita de cetim. Medida 5 x 18 cm. Preços:

. Pack de 3 (com os três temas) - 5,25 euros
. Pack de 3 (só 1 tema) - 5,25 euros
*Acresce valor de portes.

22.10.08

Há 3 discos cá em casa que são sem dúvida os preferidos delas e meus, que também tenho voto na matéria, ah pois tenho.

Os primeiros são engraçados porque são personalizados com os nomes delas. No meio das músicas cantam Joana e Rita. É um ideia engraçada e que resulta muito bem. Está bem feito e os nomes estão incluídos nas músicas de uma forma bastante natural.Podem comprá-los aqui ou na Fnac.


O outro. Eu que não sou nada apologista de comprar as coisas que o Canal Panda inventa para pôr os meninos a chatear os paizinhos, mas este, de facto, vale a pena. As músicas são muito giras, brincalhonas e de alguma forma pedagógicas. Dá para cantarmos com eles e fazermos figurinhas a inventar coreografias. E tem daquelas músicas em que vai saindo uma palavra ou uma letra e temos que continuar a cantar. É divertido.

Agora é até enjoar.
Que com a frequência com que os põem a tocar, não há-de demorar muito. (nisso saem à sua mãezinha)

Brincos 83

Preço: 8 euros

21.10.08

Estamos aqui em casa

com um pequeno "drama". A Joana tem duas tartarugas e já há algum tempo que uma delas tinha comportamentos kamikaze. Saía do aquário e depois atirava-se para o chão. Tirei-lhe as pedras, porque achei que era a partir delas que a tartaruga se empoleirava, mas há dois dias que não a encontramos.

Corri a casa toda, todos os cantinhos escuros e descobri rolhões de cotão vivos e assustadores. Depois pensei que como a janela do parapeito onde elas estão, esteve aberta a tarde toda, ela pudesse ter caído lá para baixo. Lá fui eu para a rua de noite com uma lanterna tentar encontrá-la nas sarjetas, debaixo dos carros. A Joana só dizia, oh mãe, mas se ela morreu, já lá não está, já foi para o céu.

Entretanto fiquei a saber que quando a janela do quarto foi fechada, ela ainda andava no aquário, por isso ainda cá está.
Mas já não sei onde procurar.

Estou a pensar pôr a outra no chão para ver se se farejam uma à outra, mas ainda perco a segunda. A Joana entretanto já decidiu que ela morreu e fechou o assunto. Mas eu não descanso enquanto não a encontrar. Viva de preferência.

20.10.08

Ontem

fomos visitar um jardim completamente diferente. O Jardim Oriental. Ainda não foi inaugurado, mas podemos passear por lá livremente e em certas alturas dá a sensação que não estamos em Portugal. Tem Budas sentados, Budas deitados, estátuas orientais gigantescas, pagodes, tudo espalhado por vários hectares.

É um passeio que vale a pena. Num sábado é capaz de ser mais calmo, porque me deu ideia que é o passeio domingueiro das gentes da zona, mas mesmo assim anda-se perfeitamente à vontade. Fica no Bombarral dentro da Quinta dos Loridos.

A minha filha é a maior.

Perdoem-me esta gabarolice matinal.

Mas depois de três dias em casa doente e mais dois dias de fim-de-semana, chega à escola como se nada fosse. Vai aos saltinhos e ainda se esquece do meu beijinho.

Não é um sonho?

16.10.08

Colar 58

Preço: 15 euros

15.10.08

A minha Marilyn

(foto tirada com telemóvel)

14.10.08

Há brinquedos tão simples

que as deixam malucas. O ovo demorou alguns dias a eclodir e a primeira coisa que faziam quando chegavam a casa era ver se o bebé já tinha crescido mais um bocadinho. Sem lhe mexermos o ovo quebrou, o animal foi aparecendo pequenino e foi crescendo até que deixou de caber no copo.

(Avó, acho que elas querem mais : ))

13.10.08

A Sofia

é linda. Redondinha. De corpo faz-me lembrar muito as minhas. O cheirinho também. Os barulhinhos que faz (que à noite me davam vontade de as pôr a dormir na rua) nela têm graça. O espreguiçar de 2 em 2 minutos com aquele à-vontade que só um bebé tem. Vive para se espreguiçar, comer e dormir. E fazer cocó. E quando boceja, a boquinha cheira a leitinho. E a cara fica corada depois de mamar.

É bom ser tia. Porque não cansa nem nos torra a paciência. Na hora de dormir (ou no caso dela, de ficar acordada), lar doce lar : )

Brincos 82

Preço: 8 euros

(Notinha para a Sofia e Nuno: adormeceu às 00h30... vá lá, vá lá...)

9.10.08

As manhãs aqui em casa

são um bocado caóticas. A coisa até podia correr melhor se as levantasse mais cedo, mas teimo em ter pena delas e querer que elas durmam todos os minutos a que têm direito. Já lá vai o tempo em que para ir trabalhar punha o despertador não para as 9h mas sim para as 9h03. Aqueles 3 minutos eram preciosos.

Elas têm que chegar à escola às 9h30 o mais tardar e acordo-as perto das 9h. Esta manhã roubei-lhes 5 minutos porque ontem não correu lá muito bem. A maior parte das vezes a Rita já está acordada, mas fica na ronha. Antes disso, tomo eu banho, preparo os lanches das duas, os leites, e ponho em colherinhas os remédios matinais (as vacinas e afins). Depois é a parte mais difícil: arrancá-las da cama.

Vou primeiro à Rita que me vira as costas, empina o rabo e enrola -se mais na fralda de pano e nos lençóis. Vou à Joana que estrabucha, embirra comigo porque falei e tapa-se toda com o edredon. Volto à Rita que ou está de pé na cama a atirar tudo cá para fora ou então adormeceu. Abano-a, pondero um baldinho de água fria mas acabo por começar a vesti-la ainda dentro da cama. Acorda definitivamente com as toalhitas geladas no rabo.

Entretanto a Joana já anda às cabeçadas pelo quarto a tentar pôr-se de pé e pede-me colo. 22 quilos de colo até ao meu quarto e enfia-se na ronha na minha cama, Panda ligado. Devora o leite, não sei como se aguenta à bronca com um canecão de leite logo assim de chofre. Entretanto a Rita já está no quarto da mana a abrir as tintas e põe-se a pintar. Os dedos, o pijama e às vezes, quando calha, umas folhas. Biberon na mão, mas não na boca. Acaba com um iogurte no bucho já quase ao pé do elevador.


Começo a vestir a Joana que com a preguiça não se mexe. E depois visto a Rita em andamento pela casa, aos bochechos, porque quer ir fazer xixi ou brincar com a cozinha. A Joana de repente também quer xixi e vão aos tropeções, calças pelos joelhos corredor fora para ver quem chega primeiro à sanita.

Depois é acabar de vestir, penteá-las, impôr-me para não serem elas a escolher ganchos que não condizem com a roupa ou roupa que não condiz com os ganchos. Esperar pelos xixis, obrigá-las a lavar os dentes, zangar-me para que lavem os dentes, acabar por lhes lavar eu os dentes. Mudar as batas porque se molharam todas enquanto lavavam os dentes.

Conter embirrações porque não querem pão com fiambre para o lanche ou porque nunca compro daqueles iogurtes com smarties. Calçar sapatos às prestações e ala que se faz tarde.

Benditas corridas entre as duas de casa para o elevador, do elevador para a garagem, da garagem para o carro e do carro para a escola. Aqui ganho uns quatro minutinhos com a competição. E não tenho que dar colo a ninguém, o que é muito bom.

Cheia de calores mas em meia hora estou despachada e se não apanhar trânsito como é normal, em cinco minutos estão na escola. E vão tão bem dispostas para a escola, que o resto do meu dia só pode correr mesmo bem.

Brincos 81

Preço: 9 euros

8.10.08

As insónias.

De vez em quando passo por fases em que não consigo adormecer facilmente. Mas só durante a semana em que sei que tenho hora para acordar. Começo por quase a adormecer no sofá. Lá me arrasto até à cama com toda a certeza que hoje adormeço em dois segundos e plim! dá-me a espertina.

Acho a almofada alta ou baixa demais, o colchão rijo que nem pedra, pouco espaço para me esticar, demasiado calor ou frio, barulho dos autoclismos dos vizinhos e depois o pior são as listas mentais que começo a fazer. A maior parte dos dias em que adormeço com dificuldade, nem estou preocupada com nada em especial. Mas estupidamente começo a pensar em algumas das coisas que tenho para fazer, a partir daí é o diabo. Cada coisa divide-se em trinta assuntos e sítios onde tenho que ir. Depois começo a fazer menemónicas. Às tantas as menemónicas já não fazem sentido nenhum e já estou em palavras tipo JPETISOR e já nem me lembro a que palavra corresponde o T. E começo a irritar-me por não ter papel ali ao lado para escrever ideias "brilhantes" que me surgiram às 2 da manhã (mas que no dia seguinte já não me parecem minimamente interessantes) e levanto o rabo da cama e vou buscar papel, acendo a luz, trás! os olhos levam um choque "térmico" e pronto, por causa desta, mais meia hora de espertina.

Escrevo tudo o que tenho para fazer que nem interessa ao Menino Jesus, tipo comprar uma almofada nova porque esta é alta ou baixa demais ou virar o colchão porque pode ser que do outro lado não seja tão rijo. Àquela hora parecem-me mesmo as coisas mais importantes do mundo.

E depois a Rita, a minha mais fiel colaboradora em manter-me acordada. Esta noite por exemplo chamou-me quatro vezes até às duas da manhã. Cada vez que lá vou desperto mais um bocadinho e fico a pensar que o pijama já lhe está pequeno ou que lhe tenho que comprar uma corrente para prender a chucha ao pijama porque já não há pachorra para a tentar encontrar no meio da cama, como uma agulha no palheiro. Revolvo a cama toda, viro a Rita ao contrário, pode ser que a chucha esteja enfiada num lugar desconhecido debaixo da barbela. Acaba por estar no chão caída a 100 metros e lá vou eu com mais uma hora de insónia pela frente, irritada com a chucha e com mais uma coisa para pôr na lista.

E depois, claro, de manhã mando um mail ao meu cunhado para me dar boleia para o jantar de anos dele e nem lhe dou os parabéns.


6.10.08

3 semanas depois

e a Rita entra aos saltinhos na sala dela. Aos saltinhos.

Que mais posso eu pedir da vida?

3.10.08

Brincos 80

Preço: 8 euros

2.10.08

11 dias de escola e

ontem tive a feliz notícia que a Rita já brinca. Já explora a sala e anda contente. Não chora durante todo o dia, tirando de manhã quando é despejada e só por breves instantes. A história dos sugus e gomas na mão tem ajudado. Que lhe caiam os dentes todos, mas pelo menos vai feliz, de boca cheia. Grande Ritinha.

Agora tenho que pintar os cabelos brancos que ganhei com esta "brincadeira". Mas estou tão aliviada.

1.10.08

Na escola

(agora parece que não sei falar de mais nada), as coisas estão a melhorar. Ontem e hoje lembrei-me de lhe encher a boca e as mãos com sugus e foi toda satisfeita. Chorou quando saiu do meu colo, mas inclinou-se para o colo da auxiliar, não teve que ser arrancada, o que a meu ver são progressos fantásticos.

Passado um minuto já está no chão, sem chorar. À tarde quando a vou buscar já a encontro a cirandar no recreio. E quando vamos passear já lhe consigo tirar a xuxa por alguns períodos curtinhos, o que também é sinal de que está mais pacificada.

Depois de uma 2ª feira negra,
em que esteve completamente inconsolável como me disse a educadora, a semana está a começar a correr melhor. Acorda bem disposta e quando me pergunta se num é cóla e eu lhe respondo que é escola sim, já não chora. Fica calada. Eu digo-lhe já sabes, a mãe volta... e ela completa a frase: SEMPRE! E já não sou agredida cada vez que lhe tenho que vestir o bibe, o que também é bom.

Já não a sinto tão tristonha nem tão carente. Tem dormido melhor, apesar da tosse, mas acorda muito cedo, às vezes antes das 7 da manhã. Nunca depois das 7h30. Quando só é suposto acordar uma hora depois. Mas isto são pormenores. O que interessa é que o meu ponto e vírgula se está finalmente a adaptar à sua nova vida. E fico muito orgulhosa dela.

E claro, os meus ombros estão muito mais leves.