23.2.09

A Joana andava há que tempos

com a sisma de que no Verão lá tinha que ir à vacina novamente, para apanhar o reforço da Hepatite A. De vez em quando lembrava-se e dizia que não queria que o Verão chegasse, ou então que era bom que se passasse directamente da Primavera para o Outono. Como podia ser dada a partir de Fevereiro, achei que era melhor matar já a questão.

Na 2ª feira lá fomos nós, não lhes disse nada para não sofrerem por antecipação e metemo-nos no carro para ir passear. Só não sabiam da paragem que íamos fazer pelo caminho. A Joana ia toda contente a cantar uma canção inventada, e na letra, como por magia começa a cantarolar "e o dia da vacina tralálá, e temos que apanhar uma pica trálálá". Aproveitei logo a deixa para lhe dizer que tinha um sexto sentido muito apurado e que era mesmo isso que íamos fazer.

Pronto. Já não fechou a bocarra até entrarmos no consultório. Já lá dentro desejei ter vários buracos para me enfiar. Colérica é pouco. Gritou como eu nunca vi, insultou a enfermeira, chamou-a de má e mandou-a embora enquanto batia com os pés e dizia que tinha muito medo. Ao mesmo tempo esbracejou tanto que foi preciso uma segunda senhora vir ajudar-me a segurá-la. Cheguei a ter medo que me mordesse ou que pontapeasse a enfermeira tal era o descontrolo. No fim diz que nem sentiu. Que continuava a gritar porque pensava que ainda não a tinham picado. Aqui achei que o que ela merecia era mais uma vacina no outro braço também, para ver se desta vez sentia qualquer coisinha. Assim só para chatear.

A Rita, que até aí estava completamente zen com a perspectiva da injecção, consciente mas
bem disposta, ficou lavada em lágrimas com o espectáculo deprimente. Assustada e também a querer dar à sola.

Enfim, o que vale é que na próxima vacina, já com 10 anos feitos haverá menos probabilidades de se repetir uma destas. Ou então não, porque com 5 aninhos portou-se incomparavelmente melhor.

Mas pelo sim pelo não, filmei-a a dizer que não tinha doído nada, que era só uma picadazinha e que não custava nada, que não valia a pena fazer tanta fita e que era a coisa mais fácil do mundo. Uma mensagem para si própria para ouvir daqui a 4 anos.

22.2.09

Português que se preze

corre para a praia aos primeiros raios de sol.

20.2.09

Só um cheirinho


do Carnaval hoje de manhã. Duas princesas étnicas. A Rita nunca se tinha mascarado e delirou principalmente com a chucha gigante. A Joana lá foi com a sua peruca porque não tem cabelo para tranças à altura e tirando as comichões na cabeça, ia toda contente. Este ano ainda me safei dos folhos e vestidos de princesa, mas a Rita lá barafustou do vestido não ser cô-de-rója.

19.2.09

Imagens de 2008

Convites de Casamento *new*

.Vamos juntar os trapinhos.


.Riscas.


.Quantos-queres.


Mais aqui.

16.2.09

Isto só eu.


No sábado antes da festa de anos da Joana, caiu-lhe o primeiro dente. (o primeiro que nasceu). Ainda bem que foi antes da festa porque deu a origem a choradeira valente e a simulações de desmaios. O buraco escancarado também não ajudou muito à paisagem, estava ensaguentado e esquisito. E dizia ela que a língua ia lá sempre parar e que lhe fazia impressão.

Passado o choque, habituou-se à sua nova condição de desdentada e na festa ostentava a dentição a todos os convidados que entravam. Estava inchada de orgulho.


À noite tínhamos a sessão da fada dos dentes. Tinha comprado esta boneca de madeira precisamente para isso e lá enfiámos o dentinho e foi para debaixo da almofada. Perguntava a Joana como é que a fada lá conseguia entrar, já que estava tão bem fechadinho e ainda especulámos sobre o que as fadas fariam com os dentes. Coisas tétricas como triturá-los na moulinex e usar essa farinha para fazer bolos ou coisas mais bonitas vindas da cabeça da minha querida filha como pintá-los e pô-los na calçada a servir de pedras.

Quando adormeceu lá fui eu cumprir o meu papel de mãe sempre em cima do acontecimento e fui procurar uma moedita. 1 euro pareceu-me suficiente. Quando cairem os dentes todos, fica com 20 euros e já dá para comprar uma data de pet-shops. Pois que na minha carteira só tinha moedas castanhas e o Nuno nem umazinha para amostra.

Resultado, para deixar lá uma moeda, tive que ir roubá-la ao mealheiro da Joana.

No dia seguinte acordou espantada, disse com voz de senhorinha "isto é incrível mãe" e a moeda já foi reposta no mealheiro. Missão cumprida.

13.2.09

A Chiny casou-se.

Convites.

Ementas.


Marcadores de Mesa.


Linha completa aqui.
Mais convites aqui.

Brincos 101

Preço: 8 euros

12.2.09

A Rita.

Em casa anda muito mais bem disposta, mais calma, obediente e feliz. Mas sinto que se bate agora muito mais por atenção minha quando a Joana está por perto, do que há umas boas semanas atrás. Os ciúmes também invadem os mais pequenos e têm eles muita razão.

As dores de barriga continuam, numa base diária há quase 4 semanas. Ou está a brincar distraída e curva-se sobre a barriga ou são daquelas que só aparecem quando mete o pé na escola. Anteontem fez uma ecografia abdominal e renal e foi tudo visto de uma ponta à outra. Tirando a barriga distendida por gases e uns gânglios não sei quê que a ecografista não valorizou, não há nada de estranho. Talvez precise de voltar ao aero-om como quando era bebé.


Na escola tivémos uma conversa com a educadora e fiquei aliviada de saber que ela está muito atenta à Rita e a tentar diversas estratégias para a fazer sentir melhor. Já não iam ao recreio há mais de 2 meses e isso também mexeu de alguma forma com os miúdos. Mesmo assim ela diz que a Rita está lindamente quando são actividades organizadas, pintar, colar, trabalhar. Mas que fica completamente perdida na altura da brincadeira livre. Que necessita de muita atenção de um adulto porque quer conversar ou que lhe leiam um livro e que se a tiver, fica outra. Diz ela que quando vir que a Rita está aborrecida com a brincadeira livre, que a vai pôr nalguma actividade mais direccionada. Só não sei se isso é fácil de implementar com os outros miúdos lá pelo meio também provavelmente a quererem fazer o mesmo.

A Rita é uma menina que fala pelos cotovelos, diz tudo e conversa muito bem, mas pouca gente conhece esta sua faceta porque como anda muito tempo de chucha, fica mais introvertida. E a educadora referiu o facto de só agora é que se apercebeu da bagagem verbal da Rita, porque ela está tanto tempo caladinha e tristonha que não se mostra verdadeiramente.


Outra questão que eu acho que é um dos pontos fulcrais neste assunto da escola é a hora de almoço. Pelo que soube hoje, eles já vão forçando os miúdos a comerem sozinhos. Ora a Rita em casa só come a fruta pela sua mão. O resto é tudo dado à boca porque para mim agora a prioridade é que ela coma, o que nem sempre acontece, e portanto isso fica para outra altura. Na escola forçam-na a isso e claro que acaba sempre o almoço lavada em lágrimas. Desde 2ª feira que a educadora lhe dá o almoço e não a pressiona a comer o que não quer, e tem corrido bem melhor. Fiz o contrário que a maioria dos pais faz, frisei que não quero que a pressionem a comer, nem que a chateiem para comer legumes e que se não comer não comeu. Só quero que ela perca a aversão que tem ao almoço na escola e acho que por aí já vamos melhorar um bocado a coisa.

Mas enfim, fiquei mais descansada, apercebi-me que a educadora está disponível e que dentro do possível está a tentar solucionar alguns dos pequenos "dramas" da Rita.

Acho que estamos no bom caminho. E com este sol tudo parece mais fácil.

Imagens de 2008

11.2.09

No sábado

foi a vez da Joana festejar os anos com os amigos. Pelo 3º ano consecutivo no Lugar dos Sonhos, desta vez com um espectáculo muito giro de Magia Cómica. A mágica tinha imenso jeito para os domar, estiveram calminhos durante 1 hora e de boquinha aberta com a sucessão de truques mágicos simples e divertidos. Música ao vivo e muitas pinturas faciais.

Justify Full 27 crianças depois e eu precisava era de um Xanax. Fui ao cinema que fez o mesmo efeito.

Muito obrigada

pelos vossos comentários ao post do sorteio. São comentários assim que nos dão genica para continuar a ter gosto no que fazemos. Agradeço a todos os que perderam um minutinho a deixar palavras tão simpáticas. E agora, a vencedora é:

Parabéns!
(Fico à espera de um email com a morada para enviar os brincos. Obrigada.)

P.s. O saquinho da foto foi feito pelas mãos habilidosas da Paula.

10.2.09

O que se faz num fim-de-semana chato e chuvoso?


Saimos para a rua (que já não se aguenta estar em casa) e vamos ver coisas giras. No fim temos duas meninas cansadas e moles espapaçadas no sofá.

6.2.09

Brincos 100!

Preço: 8 euros

Para festejar o centésimo par de brincos vou sortear uma comentadora com uns brincos à minha escolha. Para isso, basta deixarem-me um comentário e dizerem-me como conheceram o blog Umbigo. (sorteio inspirado na ervilha cor de rosa, com a sua devida autorização : )

Boa sorte!

5.2.09

Brincos 99

Preço: 8 euros

4.2.09

Imagens de 2008

A Rita na escola - mês 5

As coisas não andam fáceis por lá e ando novamente com o coração apertado. Há duas ou três semanas o comportamento da Rita na escola modificou-se. Deixou de ser aquela menina alegre e enturmada, para uma menina tristonha que se isola. A educadora diz-me mesmo que quando é altura de brincadeira livre, que ela se senta no tapete e fica parada sozinha, agarrada ao seu coelhinho, não brinca, não explora os brinquedos nem se entrusa com os colegas. De vez em quando faz algumas birras monumentais de se atirar ao chão e bater os pés, coisa rara na Rita.

Os almoços têm sido uma tortura, não há um dia em que ela não fique lavada em lágrimas durante a refeição e anda há 15 dias a queixar-se de dores de barriga sem causa aparente.


Em casa também a notamos diferente, faz muitos mais disparates para chamar a atenção, está agressiva, bate constantemente na Joana, desobedece, provoca, anda alterada e destabilizada.

A conclusão a que chegámos é que a Rita está a precisar de mais atenção exclusiva, porque bem vistas as coisas, para tentar não despoletar os ciúmes na Joana acabamos por lhe dar prioridade em tantas coisas (não em todas) e a Rita precisa agora talvez de outros estímulos. De ser ela a escolher as brincadeiras, os jogos e não ir sempre atrás do que a Joana decide. Na escola talvez precise de mais mimo, coisa que não é fácil no meio de 20 miúdos.

O tempo também não tem ajudado, há dias e dias que não vão para o recreio, que está sempre encharcado e gelado. A Rita passa os dias dentro da sala e se calhar isso também não ajuda. Mas é complicado chegar à escola e vê-la tão murcha e saber que passa o dia assim. Nesta fase do campeonato já não era algo que eu esperasse.

Dar atenção exclusiva à Rita não é fácil quando se tem uma mana mais velha que não nos dá espaço e que também me quer a mim só para ela.

E é isso mesmo que eu acho complicado nisto de ter duas filhas, é conseguir gerir a relação delas e conseguir partir-me em duas para poder dar tanto a uma como à outra. O equilíbrio não é nada fácil. Para mim pelo menos é uma luta interna constante.