31.1.07

Colar 20

Encomenda da Xana. Espero que gostes!

As crianças

adoram botõezinhos e a Joana tem sempre uma tentação enorme de carregar naqueles botões dos semáforos que fazem acelerar a passagem para verde. Nunca a deixo carregar porque me lembro sempre daquele miúdo que morreu electrocutado ao carregar num desses botões.

Mas tirando isso, acho que os botões são um mito. Porque se funcionassem tal como é suposto, alteravam o tempo que aquele semáforo está vermelho para os carros. Mas para alterar aquele, tinham de alterar outros tantos daí para a frente, porque que eu saiba todos os semáforos estão interligados. E isso parece-me um bocado irreal, os semáforos todos malucos só porque aquela senhora carregou no botãozinho.

Por isso quando vejo as pessoas todas contentes a carregar nos botões e a insistir quando não funciona imediatamente, acho uma certa graça, porque é uma ilusão, é um escape psicológico para a espera. ahahahah, será mesmo ou estou aqui armada em esperta só a dizer bacoradas?

29.1.07

Uff!

4 anos

recheados de uma Joaninha maravilhosa. No dia do parto não preguei olho. Continuavas sentadinha e por isso decidiu-se pela cesariana e apesar de já ter feito a preparação toda para parto normal, fiquei contente por não ter de o fazer. Soube às 18h que estava marcada para as 8h e não dormi, simplesmente passei a noite acordada. Levantei-me cansada e inchada. Estava um dia gelado, sol, mas muito frio e vento, e chegámos ao Hospital às 6h45. O quarto estava muito quentinho. Depois foi tudo muito rápido, ainda pensava que não me tinham cortado, e ouvi o teu choro. Achei-te bonita e pequenina.

E agora passados 4 anos, já perdeste as feições de bebé, és uma menina, que quase não cabe no meu colo. Com uns caracóis indomáveis. Muito alegre, muito esperta, aprendes tudo tão depressa. Bonita por dentro e por fora, como te costumo dizer. Parabéns meu bebé, és a alegria da nossa casa.

26.1.07

25.1.07

Quando a Joana

decide levar à letra as músicas populares infantis, a coisa complica-se. "Mas porque é que ela tem 7 namorados e não gosta de nenhum? São todos feios ó quê?" ou "O tãobalalão é quê... um monstro?" Aqui tem razão, que espécie de animal é este que tem cabeça de cão, orelha de gato e não tem coração? Brrrr. E a pior de todas para mim "no alto daquela serra, está um lenço a acenar, está dizendo viva viva, morra morra, morra quem não sabe amar". E não passa disto.

Mas aproveitei para dizer que o melhor é mesmo ter só um namorado, que isto de andar com 7 e não gostar de nenhum, não está com nada. Vamos lá ver se ela assimila isto até à adolescência. Poupava-se uma data de problemas.

A Rita,

por mais cuidado que tenhamos, descobre sempre coisinhas pequeninas no chão, que leva imediatamente à boca. Dá voltas e mais voltas como se fosse um rebuçado e quando percebe que a estamos a topar, pára as voltinhas, cerra a boca com cara de caso, bochechas deformadas e ri-se com o ar mais inocente do mundo. Quando se ri, dá para ver a cor do que ela tem dentro da boca. Está satisfeita porque está a saborear algo que sabe que não pode. Depois ou fica à espera do inevitável, ou seja, que lhe tire o "rebuçado" da boca, ou ela mesmo cospe para a mão e estende com ar angelical e sorriso sorrateiro. E passamos o dia nisto, porque tenho um "aspirador humano" cá em casa.

24.1.07

Pulseira 8

Preço: 7,5 euros

Pânico nº 1 do Nuno:

ver a Rita a "correr" até ele quando chega a casa, e quando lhe pega ao colo, esfrega a cara dela, normalmente com ranho a escorrer :p no casaco, e nas calças. É que é certinho.

Tenho 2 filhas

viciadas em soro fisiológico. É vê-las pela casa agarradas a frasquinhos de soro que engolem de uma ponta à outra. (sim, a Rita também. Se apanha algum aberto, aí vai ele).

23.1.07

Pulseira 7

Preço: 7,5 euros

19.1.07

No supermercado

a Joana queria maçã rabaneta. Demorei um bocado a perceber que era maçã reineta. Gosto destas palavras inventadas e mal ditas. Como rumitar (vomitar), cugafia (fotografia), méquido (médico), cubulinado (avariado), pucaíga (porcaria), dizi (disse), fazi (fiz), bicaleta (bicicleta), pacagaio (papagaio), pinóquido (pinóquio)...

Muitas vezes não corrijo e chego mesmo a falar "joanês". Para mim são palavras que têm aquele encanto de ainda ser pequenina. E como não dura para sempre, faz-se os possíveis para esticar. (apesar de haver dias em que penso que elas nunca mais têm 30 anos! : D)


Brincos 19

Preço: 6,5 euros

17.1.07

Colar 19

Preço: 8,5 euros

Ontem

a Joana foi operada ao nariz e ouvidos. Correu tudo bem e hoje só pode comer coisas frias e moles. Mas como adora línguas de gato, que é coisa que está proibida para não arranhar a garganta, sai-se com esta: "Mas pões as línguas de gato no cugurífico (frigorífico) e assim já posso comer!"

16.1.07

A Joana no metro

pela 1ª vez. Porque será que as crianças vibram tanto com estas coisas? (Lembro-me perfeitamente da 1ª vez que andei de autocarro. Adorei. Agora já não acho graça nenhuma)

15.1.07

A propósito

disto, só na 6ª feira contei 4 copos de água num só episódio da novela!

Calendário para amigas

Mais uma sugestão, porque não quero limitar o calendário a pessoas com bebés ou crianças (ou a viagens).Este foi feito para uma amiga com fotos do grupo de há 12 anos para cá e ficou lindo. E dá saudades.

Última da Joana

No Carnaval, quer mascarar-se de mosca.

*Até começámos bem. Queria joaninha, abelha... Esperemos que não acorde um dia a dizer que afinal quer mascarar-se de barata ou de formiga ou porque não de aranhão. Já que andamos numa de insectos.

Um desafio

muito interessante e ao qual vou responder porque há muitas crianças a precisar de "colo". Aqui.

Bebés de Bolso

Em casa de uma amiga experimentei um sling de que já tanto tinha ouvido falar. Um acessório muito prático que permite termos o bebé junto a nós, e como tal feliz da vida, e ao mesmo tempo as mãos livres. No meu caso por exemplo para levar a Rita junto a mim enquanto empurro o carrinho com a Joana (que anda com a preguicite de andar a pé). Os tecidos são lindos, com várias combinações disponíveis. E há vários tamanhos à escolha consoante o tamanho do bebé ou criança (até aos 15 kg!). Espreitem os Bebés de Bolso, os pioneiros na produção nacional deste acessório tão ancestral. A Rita "provou" e adorou!

12.1.07

Sempre que apanho um táxi

calha-me sempre um daqueles trambolhos do século passado. Até podem estar 10 carros daqueles novinhos, grandes, confortáveis numa praça de táxis e apenas um daqueles ainda pretos e verdes, com o tubo de escape a caír. Mas quando chega a minha vez, pimba, lá vou eu na carroça.

Colar 18

Preço: 8,5 euros

11.1.07

10 meses

e és como um novelinho de lã. Pequenina.Tens umas donas coxinhas. És o bebé mais sorridente que já vi. Sorriso desdentado lindo. Mas tens géniozinho que de vez em quando vem ao de cima, com gritinhos guturais de danação, mas muito charmosos. Adoras comer e és como os cães, parece que estás sempre com fome. Adoras sopa. Não gostas de leite e quando não queres mais, dás uns tabefes no biberon que vai parar ao meio do chão. Adoras brincar com os meus brincos e puxá-los repentinamente com orelha incluída. Cheiras sempre bem. Dormes muito bem de noite. Não dormes bem de dia. Estás 99% do tempo constipada mas 100% bem disposta. As tuas mãos são como ímanes, se estou contigo ao colo e me baixo, quando volto a subir já trazes qualquer coisa na mão. Quando choras, não choras, gritas. És viciada em chucha. Adoras que te limpe os ouvidos mas detestas que te limpe o nariz. Adoras a mana e dás gritinhos de alegria com ela que não dás com mais ninguém. A tua posição típica no chão é sentada com uma perna para a frente e outra para trás. Andas sempre com o dedinho espetadinho a tocar em coisas muito pequeninas como etiquetas de roupa, franjas de tapetes e migalhinhas no chão que vão directas para a boca. Quando agarras qualquer coisa muito pequenina, fechas a mão e não a largas mais. Fazes a tua vida normal com a mão fechadíssima e se te tentamos tirar, zangas-te. São os teus tesourinhos. Adoras colinho mas em andamento. Tens 10 meses e és um bebé feliz. E nós também.

10.1.07

Colar 17

Preço: 10 euros (peça única)

9.1.07

Hoje não queria acreditar

Ainda agora acabou o Natal e já estão as lojas de criança inundadas de fatos de Carnaval! E ainda por cima todos todos de fugir.

(se souberem de alguma loja que venda fatos sem cores fluorescentes, sem folhos pavorosos e tecidos plásticos, eu gostava de saber.)

Tal mãe, tal filha

Tenho insónias

desde sempre. Porque sou uma pessoa que não consegue desligar o botão quando vai dormir. Mesmo que esteja aos caídos, só o facto de saber que tenho que adormecer, faz-me ficar desperta. Mas se souber que no dia seguinte não tenho hora para acordar, o que acontece pouco hoje em dia, aí caio para o lado mal me enfio na cama. É tudo psicológico e o pior é que quanto mais quero adormecer, menos consigo. O corpo pede, mas a cabeça não pára e então faço a revista ao dia que passou, enervo-me com o que correu mal, penso nas milhares de coisas da minha lista, e pior pior é quando começo a ficar com fome. Aí vagueio entre várias comidas desde o arroz de marisco, ao fondue, passando por bolos e massa crua. E chego mesmo a pensar em levantar-me para ir cozinhar. Depois tudo me incomoda, a luz das horas do vídeo, o calor do édredon, os barulhos dos vizinhos, a cama que é estreita. E mudo de posição muitas vezes. E penso em acender a luz para ler, mas não, isso ainda me desperta mais. E todas as pequenas neuras ou pendentes que tenho adquirem uma dimensão gigante a essa hora. E acho a cama a coisa mais desconfortável do mundo, quando de manhã me parece a coisa mais deliciosa.

Penso que toda a gente está a dormir menos eu. E irrito-me cada vez mais. Passo noites inteiras nisto e não há cházinhos que me valham.

8.1.07

Brincos 18

Preço: 5,5 euros

5.1.07

Anel 7

Preço: 5 euros

4.1.07

Calendários de viagens

No meio de muitos calendários com bebés e crianças, fiz um com fotografias de uma viagem, a pedido da L. Acho que resultou lindamente. Para quem ainda não tem filhos, é uma boa alternativa para um calendário personalizado, com fotos da lua-de-mel por exemplo ou de uma viagem especial, ou mesmo de várias viagens. Fica a sugestão.

Brincos 17

Preço: 7,5 euros

3.1.07

Enquanto

eu trancava a porta de casa (que agora dei para ter medo de ladrões) a Joana perguntava-me se era para os fantasmas não entrarem. E eu que nunca lhe falei em tal coisa, decidi saber como era o conceito de fantasma na cabeça dela.
"Mas o que é isso de fantasmas, Joana?"
"Atão... é um senhor mau com uma toalha na cabeça."
: )

Último dia de férias

Brincos 16

Preço: 7 euros

2.1.07

No supermercado

enquanto decidia com a Joana que frasquinhos de fruta do "Essencial" é que ela queria:
Eu: "Queres maçã, pêra, manga, pêssego ou morango?"
Resposta dela: "Banana."